JÁ COMEÇOU A NOVA ÉPOCA NACIONAL DE PETANCA

Calendário conta com 17 competições, de norte a sul do país

No passado domingo, dia 26 de fevereiro, começou a nova época nacional de Petanca. Este arranque ficou marcado pela realização de três torneios em Tavira, na Associação Onda Sólida Arraial.

Neste evento de abertura da época nacional de Petanca contou com a participação da Associação de Petanca do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano e a Associação de Petanca do Algarve. Por sua vez, a Petanca de S. Mamede Batalha acolherá o campeonato da Associação de Petanca da Zona Centro. Por fim, o Clube Caçadores de Rebordosa será o anfitrião da prova da Associação de Petanca da Zona Norte.

No mesmo sentido, a Associação de Petanca da Madeira foi a primeira a começar esta época. Neste sentido, realizou o Campeonato Regional de Mão a Mão, no passado dia 19 de fevereiro, na Calheta.

Calendário conta com 17 competições, de norte a sul do país

No total, são 17 as competições que integram o calendário da Federação Portuguesa de Petanca. Por outro lado, cada competição conta com torneios de abertura, eliminatórias regionais e finais das quatro variantes. Por sua vez, estas são mão a mão, dublete, triplete e tiro). Ao mesmo tempo, disputar-se-á ainda as Taças de Portugal, e troféus do Algarve, Lisboa, Porto, Abel Ferreira (inter-associações) e Ibérica.

Contudo, cada uma das cinco Associações de Petanca (Algarve, Zonas Norte e Centro, Madeira e Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano) têm programas próprios. Neste sentido, estas vão promover ainda torneios de encerramento, taças associativas, provas regionais promovidas por todos os clubes filiados, entre outros.

Associação de Petanca da Zona Centro é a mais expressiva a nível nacional

Em Portugal existem 46 clubes filiados e 921 atletas. Por sua vez, destes 805 são seniores masculinos e 75 são seniores femininos. Por outro lado, há ainda 13 juniores masculinos, dois juniores femininos, 24 infantis e cadetes masculinos e dois infantis e cadetes femininos.

A Associação de Petanca da Zona Centro é a mais representativa a nível nacional. Desta forma, conta com 261 jogadores (227 homens, 30 senhoras, 1 júnior masculino e três infantis e cadetes masculinos, oriundos de 14 clubes. Por sua vez, alguns destes são o Clube de Campismo de Lisboa e o Clube de Petanca São Pedro do Estoril, entre outros.

Já a Associação de Petanca do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano conta com 241 atletas. Daqui, 210 são seniores masculinos; 23 seniores femininos; seis juniores masculinos; e dois infantis e cadetes de ambos os sexos, representando 11 clubes. Por outro lado, a Associação de Petanca do Algarve tem 229 atletas. Por sua vez, 189 são homens, 13 senhoras, seis juniores masculinos, um júnior feminina, 19 infantis e cadetes masculinos e uma infantil e cadete feminina), oriundos de nove clubes.

Centro de Enfermagem Queijas

Já a Associação de Petanca da Zona Norte tem 165 atletas. Daqui, 155 são seniores masculinos, oito seniores femininos, uma júnior feminina e uma infantil e cadete masculino. No mesmo sentido, estes provêm de oito clubes. Por fim, a Associação de Petanca da Madeira conta com 25 atletas.

Deste número, 24 são homens (onde um está em cadeira de rodas) e a restante atleta diz respeito a uma senhora. Por sua vez, estes atletas representam quatro clubes: Associação Cultural e Desportiva da Boaventura, Clube Desportivo e Recreativo Santanense, Clube Escola da Torre e Estrela da Calheta Futebol Clube.

Quer comentar a notícia que leu?