A Câmara Municipal da Amadora vai construir uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF), na freguesia da Mina de Água. Este investimento vai custar cerca de dois milhões e 800 mil euros e vai servir mais de 20 mil utentes.
Atualmente, a USF Ribeiro Sanches está a funcionar em instalações provisórias. Por sua vez, o investimento da autarquia vai permitir a criação de melhores condições aos utentes desta unidade. Estima-se que esta nova USF, localizada em São Brás, vá servir cerca de 20 900 utentes, com base num programa funcional “US tipo 5”.
O espaço contará ainda com uma área bruta de construção de 1.312,00 m2, e uma área de
implantação de 989, 50 m2. Ao mesmo tempo, será construído na Praceta Moinho da Boba, junto à Estrada da Serra da Mira. A nova USF terá também dois pisos, várias salas de espera e tratamento, assim como gabinetes de consulta e de enfermagem.
Desta forma, será possível a criação de melhores condições para a população da Mina de Água, e ainda o aumento da taxa de cobertura dos serviços de saúde de proximidade no concelho da Amadora.
O objetivo, explica a autarquia em comunicado, é também assegurar uma intervenção precoce na doença e a introdução de inovação e desenvolvimento do
sistema de saúde.
Por fim, a nova USF Ribeiro Sanches será uma obra financiada com recurso a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este mecanismo pretende incentivar um conjunto de reformas e investimentos para potenciar o crescimento económico após a pandemia. O seu prazo de execução é até 2026.
Para além do investimento na futura USF Ribeiro Sanches, a autarquia da Amadora recorreu também a este programa para realizar obras de reabilitação em 304 fogos localizados no Parque Habitacional Municipal do Bairro do Casal da Boba, também em São Brás.