CÂMARA DA AMADORA VAI INVESTIR DOIS MILHÕES DE EUROS EM NOVA USF

A Câmara Municipal da Amadora vai construir uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF), na freguesia da Mina de Água. Este investimento vai custar cerca de dois milhões e 800 mil euros e vai servir mais de 20 mil utentes.

Atualmente, a USF Ribeiro Sanches está a funcionar em instalações provisórias. Por sua vez, o investimento da autarquia vai permitir a criação de melhores condições aos utentes desta unidade. Estima-se que esta nova USF, localizada em São Brás, vá servir cerca de 20 900 utentes, com base num programa funcional “US tipo 5”.

O espaço contará ainda com uma área bruta de construção de 1.312,00 m2, e uma área de
implantação de 989, 50 m2. Ao mesmo tempo, será construído na Praceta Moinho da Boba, junto à Estrada da Serra da Mira. A nova USF terá também dois pisos, várias salas de espera e tratamento, assim como gabinetes de consulta e de enfermagem.

Desta forma, será possível a criação de melhores condições para a população da Mina de Água, e ainda o aumento da taxa de cobertura dos serviços de saúde de proximidade no concelho da Amadora.

O objetivo, explica a autarquia em comunicado, é também assegurar uma intervenção precoce na doença e a introdução de inovação e desenvolvimento do
sistema de saúde.

Por fim, a nova USF Ribeiro Sanches será uma obra financiada com recurso a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este mecanismo pretende incentivar um conjunto de reformas e investimentos para potenciar o crescimento económico após a pandemia. O seu prazo de execução é até 2026.

Para além do investimento na futura USF Ribeiro Sanches, a autarquia da Amadora recorreu também a este programa para realizar obras de reabilitação em 304 fogos localizados no Parque Habitacional Municipal do Bairro do Casal da Boba, também em São Brás.

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?