LISBOA VOLTA A PROMOVER FESTIVAL DE LITERATURA LUSÓFONA

LISBOA VOLTA A PROMOVER FESTIVAL DE LITERATURA LUSÓFONA

Está de volta o Lisboa 5L, evento dedicado à literatura e à língua portuguesa. Nesta quarta edição do evento, vai celebrar-se a multiculturalidade e as ligações entre centro e periferias da cidade.

Este festival de literatura decorrerá entre os dias 4 a 7 de maio, nas Bibliotecas Municipais de Lisboa e em vários espaços culturais da cidade. Por sua vez, esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, e arranca no Palácio Galveias, nas Avenidas Novas, no dia 4, quinta-feira, às 17h00.

Desta forma, os visitantes poderão encontrar uma programação diversificada com debates, homenagens, mesas de autor, cinema, entre outras atividades. O Festival Lisboa 5L pretende ainda celebrar a multiculturalidade da cidade, mas também a explorar as ligações afetivas, culturais e sociais que existem em Lisboa.

Por outro lado, e tendo como tema central “Centro e Fugas”, o Lisboa 5L vai dinamizar uma programação para todas as idades. Estas iniciativas são, na sua grande maioria, gratuitas, e vão ter enfoque nos espaços, residentes e expressões culturais das várias zonas de Lisboa. O objetivo é, ainda, dar visibilidade a novos autores e criadores.

Festival irá percorrer vários espaços culturais da cidade

O Lisboa 5L conta com a direção artística de José Pinho e com uma vasta equipa de curadores. Esta é composta por nomes como António Brito Guterres, Antonio Grassi, Catarina Magro, Isabel Lucas, Joana Pinho, Nuno Artur Silva, Raquel Santos e Rita Marquilhas, entre outros.

Contudo, e apesar de passar por vários equipamentos e espaços culturais da cidade, será no Palácio Galveias que se realizarão a maioria das iniciativas. Este local irá receber um ciclo de cinco debates. Nestes encontros irá debater-se perspetivas sobre o multilinguismo, a variação linguística e o nascimento de novas expressões artísticas em contextos multiculturais.

Estes painéis contam com a presença de Pedro Adão e Silva, Kalaf Epalanga, António Contador, Flávio Almada, Margarida Vale de Gato, entre outros convidados. Por outro lado, esta biblioteca recebe também o evento Mesas de Autor. Este irá ter convidados de peso que vêm confirmar a vitalidade da produção literária nacional e internacional.

Desta forma, as mesas de autor pretendem juntar o público e os espetadores. Alguns dos moderadores e autores convidados serão Jokha Alharthi, Gregório Duvivier, Ana Bárbara Pedrosa, Paulo Moura, Bruno Vieira Amaral, Victoria Belim ou Cândida Pinto, entre outros.

Centro de Enfermagem Queijas

Cinema também estará em destaque

Contudo, este festival vai incluir ainda na sua programação um ciclo de cinema Cinema-Cidade, integrado no Festival IndieLisboa’23. Aqui, serão exibidos diversos filmes de realizadores nacionais e estrangeiros, que irão partilhar as suas perspetivas sobre a realidade de um bairro e suas comunidades.

Por outro lado, está também prevista uma sessão de curtas-metragens, apresentada por Ricardo Vieira Lisboa, e ainda o ciclo literário Sete Centenários. Por sua vez, este pretende prestar homenagem a Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria, Millôr Fernandes, Natália Correia e Urbano Tavares Rodrigues.

Esta iniciativa decorrerá em sete livrarias de Lisboa (parceiras do festival). Ao mesmo tempo, haverá ainda sete iniciativas para convidados que têm uma ligação forte com estes autores. Já o programa educativo, inclui teatro e oficinas de formação de alunos e professores e pretende trazer uma reflexão sobre a linguagem, o multilinguismo e a variação dialetal.

Promover a leitura é o grande objetivo do Lisboa 5L

No entanto, e para além destas iniciativas, também haverá performances artísticas, de forma a demonstrar como os novos géneros, as novas expressões artísticas e as novas criações musicais permitem construir novas realidades e relações com a comunidade.

Por fim, o Lisboa 5L pretende ainda reforçar o papel das bibliotecas enquanto espaços multifuncionais, e a importância da literatura, dos livros, das livrarias e da leitura.

Quer comentar a notícia que leu?