OEIRAS APRESENTOU PLANO ESTRATÉGICO DE MOBILIDADE

Plano pretende melhorar a mobilidade em Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras apresentou, na última segunda-feira, dia 3 de abril, o seu plano estratégico de mobilidade para o concelho. Por sua vez, este inclui propostas para melhorar a Mobilidade Sustentável e a Acessibilidade em Oeiras.

Os dois documentos foram apresentados à população no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. Este plano estratégico de Mobilidade Sustentável prevê aumentar em 36.4% a quota modal de transporte público nos próximos 10 anos. Ao mesmo tempo, pretende ainda aumentar 24.9% a quota modal de transporte suave e reduzir em 43% a quota modal de transporte individual.

Por outro lado, quer ainda reduzir em 30% o número de atropelamentos, reduzir em 30% o número de vítimas de acidentes rodoviários e diminuir em 20% a emissão de Gases Efeitos de Estufa (GEE).

Plano pretende melhorar a mobilidade em Oeiras

Os dois planos estão integrados num documento único e surgem depois de se ter realizado um inquérito à população. O objetivo era apurar a caracterização dos padrões de mobilidade dos residentes e empregados do concelho. Por fim, foi ainda criado um modelo de transportes para Oeiras.

O Plano de Acessibilidades irá servir para estruturar a acessibilidade e priorizar intervenções no concelho. Estas serão compatibilizadas com uma visão de futuro sobre as grandes tendências associadas a esta área. Já o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) pretende gerir a mobilidade, e ser ainda um plano de ação para os investimentos a realizar pelo Município.

Desta forma, a autarquia pretende promover um melhor aproveitamento do sistema de transportes públicos e dos transportes suaves. Outros objetivos passam ainda pela redução da dependência do transporte individual e melhoria da eficiência energética dos sistemas de transporte, apostando em medidas de gestão de mobilidade urbana.

Projetos futuros

Com vista ao cumprimento destes objetivos, a Câmara de Oeiras prevê criar corredores viários dedicados aos transportes públicos. Neste sentido, inclui-se a reformulação do sistema SATU, mudando-o para um modo de transporte sobre pneus e a sua extensão para o Lagoas Park e Taguspark. Por outro lado, também está em cima da mesa a criação da rede de elétrico moderno e a requalificação da rede de interfaces em Algés, Paço de Arcos e Oeiras.

Outros projetos estruturantes são ainda o reforço da rede ciclável do concelho. Para tal, será criada uma ciclovia entre Algés e Paço de Arcos e outra na Avenida Marginal, em Paço de Arcos.

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Em relação ao transporte público, prevê-se a criação de carreiras de bairro que liguem as populações a serviços de proximidade. Ao mesmo tempo, espera-se ainda um reforço na oferta de transportes públicos aos polos empresariais.

A rede pedonal também será reforçada, com a construção de percursos pedonais acessíveis. Contudo, prevê-se também a implementação de medidas de redução de velocidade e mitigação de pontos negros de atropelamento. Já em relação ao estacionamento, a autarquia propõe a criação de 18 novos parques de estacionamento público, num total de 3.756 lugares.

Em simultâneo, propõe-se ainda a criação de um sistema de bicicletas partilhadas (convencionais e elétricas), mas a sua implementação deverá ser faseada. Ou seja, a 1ª fase será instalada na ciclovia empresarial e a segunda no resto do concelho, à medida que as ciclovias forem estando concluídas.

Por fim, em relação aos veículos elétricos, a autarquia pretende reforçar os postos de carregamento para cerca de 200. Estes pontos deverão ficar localizados em zonas de maior concentração de comércio e serviços. No entanto, também estão previstos pontos de carregamento em zonas residenciais, parques de estacionamento municipais e equipamentos coletivos, praias, parques empresariais e polos turísticos.

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