A 34ª edição da Amadora BD, entre 19 e 29 de outubro, será dedicada aos clássicos intemporais. Desta forma, o evento irá reunir mais de uma dezena de ícones da banda desenhada nacional e internacional.
Atualmente, a Amadora BD já é o maior evento de banda desenhada em Portugal e, em 2023, será dedicada aos Clássicos Intemporais. Ao mesmo tempo, serão 13 exposições para ver, com alguns dos mais aclamados ícones da banda desenhada nacional e internacional.
Bernardo Majer será o autor da ilustração original da 34ª edição do festival. O artista foi o vencedor do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) em 2022. Ao mesmo tempo, o autor contará ainda com uma exposição individual no Amadora BD.
Em 2023, o evento quer continuar a ser um festival para todos. Por isso, irá apostar em conteúdos generalistas que vão ao encontro de um público mais vasto e alargado, promovendo assim a sua missão de criar e educar novos leitores de banda desenhada.
Amadora BD irá passar por três locais do concelho
O festival volta a ocupar três espaços na cidade da Amadora, mantendo o Núcleo Central no antigo Ski Skate Amadora Park. Este terá uma área total de 2.100 m2, com uma área expositiva de 950 m2. É aqui que vão estar patentes 10 exposições de autores nacionais e internacionais.
Por outro lado, este núcleo central terá ainda uma zona comercial, de 950 m2. Este contará com a presença de 13 editoras e será, ao mesmo tempo, palco de lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras, entre outros. Por fim, e pelo segundo ano consecutivo, a Amadora BD terá uma área coberta de 250 m2 totalmente dedicada ao gaming.
Desta forma, serão aqui promovidas inúmeras iniciativas relacionadas com o universo da banda desenhada e dos videojogos, tais como cosplay, jogos “arcade”, realidade virtual, consolas, campeonatos, apresentações, entre outras.
Já a Galeria Municipal Artur Bual vai receber duas exposições individuais e a Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos vai acolher uma mostra dedicada a uma das mais emblemáticas personagens de westerns da banda desenhada. O tema geral da Amadora BD deste ano é ‘Clássicos Intemporais’.
Por sua vez, este tema será ainda a inspiração para a cenografia geral do evento. Este terminará com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA). O vencedor da Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português receberá um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros.
Amadora BD já tem mais de 30 anos
A Amadora BD foi criada em 1990 e tem como objetivo é promover a banda desenhada. O evento é organizado interruptamente há 33 anos e atualmente é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais conceituados a nível europeu.
Todos os anos, o evento recebe autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades. Contudo, a Amadora BD promove também os PBDA, que distinguem, todos os anos, os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.