A partir desta segunda-feira, e até ao próximo dia 21 de maio, domingo, Lisboa está a promover a 12ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa (SEL). Durante toda a semana, a também denominada Unicorn Week vai oferecer aos visitantes um programa diversificado, com mais de 60 iniciativas, maioritariamente gratuitas.
A abertura oficial desta 12ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa está marcada para esta segunda-feira, dia 15 de maio, às 16h30 na Unicorn Factory. O evento contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas. O autarca, por sua vez, estará acompanhado por vários representantes da comunidade de empreendedores da capital.
A SEL/Unicorn Week é uma iniciativa promovida pela autarquia e pretende divulgar e potenciar a economia da cidade, afirmando Lisboa como uma cidade global, inovadora, inteligente e sustentável. Por outro lado, este evento surgiu com o objetivo de promover e desenvolver um sentimento de pertença e envolvimento de todos os atores do ecossistema empreendedor.
De igual modo, a SEL quer ainda ajudar a atrair e fixar talentos, desafiando-os a juntar-se a esta comunidade de empreendedores lisboetas. Por isso, e durante uma semana, a cidade será palco de diversas atividades que mostram o trabalho desenvolvido pelos empresários da cidade.
Novidades na edição deste ano
Contudo, a edição de 2023 da SEL contará com algumas novidades. Uma delas será a presença da inteligência artificial e do famoso Chat GPT. Ao mesmo tempo, o programa do evento abordará ainda a tecnologia blockchain versus impacto social e o metaverso. Por outro lado, vai ainda mostrar o “percurso da vida de um unicórnio”, bem como promover workshops, webinars, debates, entre outros.
Por fim, a SEL deste ano irá também contar com concursos de moda sustentável e upcycling, arte urbana, e ainda sunsets e happy hours, onde os participantes poderão fazer networking com outros empresários. Em nota de imprensa, a CML explica que a SEL/Unicorn Week já é um evento incontornável da cidade de Lisboa, uma vez que “acaba por ser uma (a)mostra do vibrante ecossistema empreendedor e inovador” da capital.