No próximo sábado, dia 20 de maio, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Museu da Amadora – Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque vai fazer uma Recriação histórica do Clã de Carenque. A iniciativa tem início a partir das 10h00.
Desta forma, os participantes poderão viajar 4000 anos no tempo. Esta recriação história do Clã de Carenque vai dar a possibilidade de experimentar a caça, o talhe de pedra, a tecelagem, a produção de objetos em barro, entre outras atividades.
Neste sentido, o programa tem início pelas 10h00, com o processo de cozedura em fogueira tipo “soenga” de cerâmicas elaboradas, no âmbito do workshop de cerâmica pré-histórica do Clã de Carenque. De seguida, às 11h00, poderá fazer uma visita à exposição interpretativa deste monumento e ainda à Necrópole. Contudo, estas visitas repetem-se às 14h00, 15h00 e 16h00.
Pelo meio-dia, os participantes poderão preparar um almoço Pré-Histórico. Contudo, este é destinado aos membros do Clã e está limitado a número limitado de participantes. Por isso, deverá fazer uma inscrição prévia. Por outro lado, às 14h30, têm início os ateliês interativos. Ou seja, aqui poderá fazer cerâmica, calçado pré-histórico, caça, agricultura, adereços funerários, entre outros.
Às 15h30, há uma apresentação sobre técnicas de elaboração de calçado pré-histórico. Desta forma, poderá ficar a conhecer melhor o aproveitamento dos produtos secundários dos animais, nomeadamente a fibra animal para tecelagem e do leite e derivados.
Uma hora depois, às 16h30, está marcada uma recriação de ritual funerário, numa das três Grutas Artificiais da Necrópole. De seguida, pelas 17h00, será aberta a fogueira tipo “soenga” para observação dos resultados da cozedura das cerâmicas do workshop. Esta recriação história termina pelas 18h00.
Iniciativa tem entrada livre
Este evento realiza-se no Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque e destina-se famílias e participantes individuais. Por sua vez, é realizado em parceria com a Associação de Arqueologia da Amadora (ARQA) e tem entrada livre.
No entanto, o programa poderá ser alterado em virtude das condições climatéricas. Por fim, para mais informações, poderá entrar em contacto com o Museu da Amadora, através dos contactos museu@cm-amadora.pt ou o telefone 214 369 090.