O TagusPark – Cidade do Conhecimento vai receber a exposição “Tributo” de ALBUQ, pseudónimo do artista Pedro Albuquerque. Esta mostra pretende homenagear os Pink Floyd e estará aberto ao público no Núcleo Central do Taguspark de 11 de maio a 17 de junho.
Este ‘Tributo’ aos Pink Floyd representa um diálogo entre ALBUQ e os sons do teclado de Rick Wright. Por outro lado, a coleção “On Pink Floyd”, transmite as suas sensações, as suas lutas interiores, os seus encontros e desencontros com a história.
Depois, e num método muito natural, a obra tomou conta de si própria, fugiu ao controlo do seu criador, e projetou-se na tela, na escultura, no papel e na imagem, não de uma forma mecânica, mas sim dialética. A exposição foi feita com base numa gramática gestual genuína.
Por outro lado, ALBUQ utiliza o seu corpo como instrumento de construção à obra, podendo-se considerar o artista como um gestualista, trabalhando temáticas num método naturalmente indisciplinado. Ao fim de várias décadas o autor consegue definir a individualidade do seu ‘traço’ de uma forma original.
Ao mesmo tempo, recorre à linguagem e técnicas de Salvador Dali e Jackson Pollock, duas das suas grande influências. ALBUQ tem ainda no currículo várias digressões pelos Estados Unidos da América onde expôs e fez doações das suas obras.
Por fim, “Tributo” é de entrada gratuita e insere-se na programação do MAU – Museu de Arte Urbana. Este museu tem como objetivo promover o pensamento crítico e contribuir para o bem-estar de quem visita e trabalha na Cidade no Conhecimento.
O MAU pretende refletir o espírito que se vive no Taguspark, partilhando os valores que a Cidade do Conhecimento quer transmitir para a comunidade. Ao mesmo tempo, é um projeto em expansão e inspirado em linguagens contemporâneas e de rua. O seu objetivo passa ainda por juntar diversas disciplinas artísticas e criar diálogos entre artistas emergentes e consagrados.