MARCHAS INFANTIS DAS ESCOLAS DE LISBOA DESFILAM ESTE FIM DE SEMANA

Depois das marchas “dos adultos”, que abrilhantaram a Avenida da Liberdade na noite de Santo António, chegou a vez dos mais novos representarem as suas escolas no desfile das Marchas Infantis, que decorre este fim de semana, dias 17 e 18 de junho.

Os desfiles acontecem este sábado e domingo, no Complexo Desportivo de São João de Brito, na freguesia de Alvalade, e no Grupo Desportivo Direito, em Benfica, respetivamente. No total, serão 32 grupos de Marchas Infantis das Escolas de Lisboa. As atuações terão inicio pelas 17h00 e as entradas são livres. No entanto, a entrada está limitada aos lugares disponíveis.

Este sábado, dia 17, irão participar as escolas das freguesias da Penha de França, Olivais, Alcântara, Marvila, Parque das Nações, Alvalade, Avenidas Novas, Santa Clara e São Vicente. Ao mesmo tempo, e para além das escolas, irão ainda marcar presença marchas como a da associação Os Fidalgos da Penha e ainda a de Marvila, organizada pela Sociedade Musical 3 de Agosto de 1885, entre outras.

Por sua vez, no domingo, dia 18, será a vez de marcharem as escolas das freguesias de Belém, Campolide, Misericórdia, Santo António e Benfica. Também irão estar presentes escolas das freguesias de Carnide, São Domingos de Benfica, Lumiar e Santa Maria Maior. A abertura dos desfiles, nos dois dias, ficará a cargo da vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Sofia Athayde.

Concurso contará ainda com entrega de prémios

Já o encerramento ficará por conta do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. Contudo, no domingo, será a entrega dos prémios do concurso de desenho. Estes serão entregues pelo presidente da CML, Sofia Athayde e ainda pelo vereador com o pelouro da Cultura, Diogo Moura.

Este ano, o tema é “Lisboa cidade de tradições”. Os padrinhos das marchas infantis das escolas são os vereadores Sofia Athayde e Diogo Moura. Na edição deste ano vão participar 31 escolas, num total de 1400 crianças. Após os desfiles deste fim de semana, as marchas infantis vão cantar Lisboa junto ao Parque Mayer, no próximo dia 25 de junho. Ou seja, o objetivo será recuperar a tradição das primeiras marchas, em 1932.

Quer comentar a notícia que leu?