A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) apresentou, dia 22 de junho, a aplicação móvel ‘Visit Oeiras’, que disponibiliza, de um modo simples e rápido, a diversas informações relacionadas com o concelho.
O lançamento da ‘Visit Oeiras’ teve lugar no Parque dos Poetas, e contou com a apresentação do humorista Rui Unas, residente em Oeiras. Por isso, revelou que já instalou a aplicação e que será um utilizador assíduo da mesma. De seguida, discursou o vice-presidente da CMO, Francisco Rocha Gonçalves, que salientou que esta ferramenta levou “algum tempo a desenvolver”. Por outro lado, a plataforma “era um desejo antigo” da comunidade.
Para o autarca, a app irá facilitar a vida dos utilizadores que procuram informações relevantes sobre o concelho. Por outro lado, frisou, irá ajudar a promover as atividades que se realizam em Oeiras, e ainda a promover o turismo no concelho. A aplicação está disponível para download no Google Play e na App Store e o seu uso é gratuito. Por outro lado, ressalvou Francisco Rocha Gonçalves, poderá ser utilizado por qualquer pessoa, residente ou não no concelho.
Segundo o autarca, esta app disponibiliza, de um modo simples e rápido, informações como eventos, trânsito, locais de interesse, restaurantes, entre outros, e ainda todas as notícias do munícipio. O objetivo do ‘Visit Oeiras’ é “facilitar a vida aos utilizadores” e está em constante atualização. Por fim, Francisco Rocha Gonçalves agradeceu a todos os funcionários da autarquia que estiveram envolvidos na criação da ‘Visit Oeiras’. O autarca reforçou que a aplicação conta com “a melhor tecnologia disponível no mercado”, tal como o site da Câmara Municipal.
Uma série de informações na palma da mão
A nova aplicação foi apresentada por José Barreira Martins, diretor do Departamento de Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação (DITIC) da CMO. O responsável explicou que a aplicação está disponível em inglês e em português. Ao mesmo tempo, pode ser usado em telemóveis e tablets com os sistemas Android e Apple. Por sua vez, a ‘Visit Oeiras’ conta ainda com vídeos interativos.
Estes são conduzidos por Rui Unas, juntamente com a atriz e apresentadora Ana Sofia Martins, também residente em Oeiras. Nesta app, o utilizador encontra ainda diversos alertas, que são enviados para o telefone do utilizador através de notificações. No mesmo sentido, a aplicação disponibiliza ainda um sistema de georreferenciação. O objetivo é permitir que o utilizador possa partilhar, por exemplo, a localização de um determinado evento a outra pessoa ou integrá-lo nos sistemas de navegação por GPS.
No entanto, esta app também oferece a possibilidade de explorar virtualmente os pontos turísticos do concelho, que podem ser marcados como favoritos na plataforma. Os eventos estão segmentados por categorias e áreas, para que o utilizador possa escolher quais os que lhe interessam mais. Por outro lado, ressalvou José Barreira Martins, a app ‘Visit Oeiras’ permite a ligação com a plataforma ‘O Meu Bairro’, lançada pela CMO que tem o objetivo de reportar incidentes na via pública.
O responsável sublinha que esta função pode igualmente ser usada por todas as pessoas, independentemente de residirem ou não em Oeiras. Por fim, a aplicação não necessita de registo obrigatório. Contudo, para usufruir ao máximo das especificidades da mesma, recomenda-se este registo. O diretor do DITIC lembrou ainda, que a par da app, está também disponível, na internet, o site visitoeiras.com. Contudo, este funciona de forma semelhante à aplicação, sendo um complemento desta.
Um território de excelência
Já o presidente da CMO, Isaltino Morais, expressou o seu contentamento pelo lançamento desta aplicação. O edil reforçou ainda que tenta colocar-se sempre “no lugar do cidadão médio” sempre que lança obras e projetos no concelho, em vez de se focar apenas nas suas preferências. Esta app vem comprovar isso mesmo, uma vez que era algo há muito pedido pela população. Ainda na sua perspetiva, a app ‘Visit Oeiras’ “é uma fonte de informação que acaba por ser uma forma de difusão do trabalho” da autarquia.
Por isso, acredita igualmente que esta plataforma irá tornar “mais visível e mais fácil de controlar” o trabalho dos funcionários da autarquia, tornando-o “mais estimulante”. Aqui, Isaltino Morais reforçou que Oeiras “tem uma dimensão e uma complexidade muito grandes” e voltou a lembrar a cuidado que a autarquia tem em relação com a manutenção do espaço público. “É preciso andar com uma lupa para encontrar um papel no chão”, reforçou o autarca. Para o mesmo, é este cuidado constante que ajuda Oeiras a ser um território de excelência.
Continuar a criar condições às pessoas
“Ainda há muita gente que não sabe o que é o Oeiras Valley”, disse ainda Isaltino Morais, lembrando que esta é uma marca que “traz prestígio às empresas”. Contudo, lembrou que este concelho conta com alguns espaços de referência. Exemplos são o Parque dos Poetas, considerado “o melhor parque urbano da Europa” ou o TagusPark, onde se pretende fazer dele “o parque mais cívico da Europa”. No entanto, considera o edil oeirense, é importante continuar a manter a boa imagem do concelho.
Ao mesmo tempo, é igualmente importante “criar condições às pessoas”, pois “elas só irão consultar a aplicação quando sentirem que este território é o seu”. Por fim, Isaltino Morais falou das bolsas de estudo e de outras políticas da autarquia como exemplo destas condições. Para o autarca, as bolsas de estudo “irão trazer um salto enorme no concelho nos próximo três ou quatro anos”, ajudando a reforçar Oeiras como o munícipio com mais licenciados no país.