Nesta segunda-feira, dia 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente. Assim, são várias as autarquias e entidades públicas que assinalaram a data, com um conjunto de atividades. O Dia Mundial do Ambiente assinala-se desde 1974 e pretende sensibilizar para as questões relacionadas com esta área.
A Câmara Municipal de Loures assinalou o Dia Mundial do Ambiente com a inauguração de um projeto-piloto de aproveitamento e reutilização da água das Piscinas Municipais da Portela. Por sua vez, esta água é destinada à rega de espaços verdes e outros usos não potáveis, evitando o desperdício deste bem essencial.
Assim, a autarquia irá reutilizar cerca de 20 metros cúbicos de água por dia, o equivalente a 80 mil copos de água, quatro mil descargas de autoclismo ou 800 duches de cinco minutos. Em comunicado, a Câmara de Loures sublinha que, para cumprir as normas em vigor, as piscinas públicas têm de rejeitar diariamente pelo menos dois por cento do seu volume de água.
A isto juntam-se os custos com a reposição da mesma, a energia gasta no aquecimento e os produtos químicos usados no seu tratamento. Este procedimento não é benéfico para o meio ambiente, e por isso, a autarquia vai compensar através do reaproveitamento da água das Piscinas Municipais da Portela.
Com esta água, a autarquia e as juntas de freguesia poderão regar toda a área ajardinada no perímetro circundante das piscinas e ainda no abastecer os veículos para lavagens de ruas, regas manuais e outros usos não potáveis.
Fluviário gigante em Odivelas
Por sua vez, no concelho de Odivelas, o Dia Mundial do Ambiente está a ser assinalado com a instalação do Maior Aquário Móvel da Europa, que está em exibição no Parque Multidesportivo Naide Gomes durante todo o dia desta segunda-feira.
O Maior Aquário Móvel da Europa é uma atração que já passou por vários países europeus e chega a Portugal através do “O Fluviário Vai à Escola”. Neste sentido, o projeto conta com várias espécies dulciaquícolas em exposição, e ainda apresentações lúdico-pedagógicas extremamente interativas e comunicativas.
O projeto já passou por várias cidades portuguesas e pretende partilhar a beleza e a diversidade do mundo subaquático fluvial. Ao mesmo tempo, sensibiliza ainda para a importância dos recursos fluviais, destacando a preservação e curiosidades do ecossistema e das espécies que nele habitam.
Águas do Tejo Atlântico vão chamar a atenção para a reciclagem e Economia Circular
Também no âmbito desta efeméride, a Águas do Tejo Atlântico está a organizar um conjunto de atividades para assinalar a data. Uma destas iniciativas é o lançamento de um projeto que visa reaproveitar as fardas antigas, em parceria com a Universidade do Minho “To Be Green”.
Desta forma, as fardas usadas pelos operacionais da Águas do Tejo Atlântico serão transformadas em novos produtos. Ou seja, o objetivo é consciencializar a empresa e a comunidade sobre a importância da reciclagem e da Economia Circular.
No entanto, e também no Dia Mundial do Ambiente, o Telhado Verde da Fábrica de Água de Alcântara recebe a entrega dos Prémios Verdes Visão, que pretende premiar pessoas, empresas e organizações que mais se destacam em Portugal na área do ambiente.
Oeiras Parque assinala o dia com exposição sobre espécies ameaçadas
Já no concelho de Oeiras, o centro comercial Oeiras Parque recebe a exposição “Mar Vivo”. O seu objetivo é consciencializar sobre a preservação das espécies marinhas em risco. Esta exposição conta com a parceria da Marinha Portuguesa, através do Aquário Vasco da Gama, e da Câmara Municipal de Oeiras.
Por sua vez, está localizada no piso 2 do shopping e conta com oito peças. A exposição tem entrada livre e estará patente no Oeiras Parque até 11 de junho. Em comunicado, o centro comercial explica que a mostra incide nas espécies marinhas vulneráveis e foi criada com recurso a resíduos recicláveis.
Os trabalhos ficaram a cargo dos alunos do 4º ano de várias escolas do concelho de Oeiras e os melhores foram selecionados pelo Aquário Vasco da Gama. Assim, algumas das espécies que poderá conhecer melhor são a Foca-monge, Tubarão-anequim, a Raia-curva, ehtre outras.
Contribuir para o meio ambiente passa também por escolhas mais sustentáveis
Neste Dia Mundial do Ambiente, o Metropolitano de Lisboa dá continuidade à sua campanha de incentivo aos transportes públicos. Por outro lado, a empresa tem assumido uma estratégia amiga do ambiente, de forma a tornar a sua atividade diária mais sustentável. Desta forma, procedeu à redução progressiva dos consumos de água, energia, plásticos, papel e emissões de CO2 e uma gestão racional desses consumos.
Neste sentido, substituiu a iluminação das estações por LED e otimizou o período de funcionamento da ventilação das estações. Ao mesmo tempo, faz ainda um controlo dos consumos de água, por telemetria, para deteção atempada de fugas. Também instalou sistemas de rega inteligente nos parques de material e oficinas. Por fim, procedeu ainda à regulação do aquecimento das instalações, entre outras medidas sustentáveis.