As Marchas Infantis das Escolas de Lisboa vão desfilar este domingo, dia 25 de junho, às 17h30. O desfile marca ainda o regresso das marchas ao Parque Mayer, 91 anos depois da última exibição neste espaço.
Esta iniciativa vai contar com a presença de cerca de 700 crianças, divididas em 18 grupos, e oriundas de várias escolas da cidade. “Lisboa Cidade de Tradições – Parque Mayer” é o tema deste ano das Marchas Infantis das Escolas de Lisboa.
Por sua vez, esta será a terceira exibição das Marchas Infantis, que já desceram a Avenida da Liberdade na noite de Santo António, e já se apresentaram no passado fim de semana, no Complexo Desportivo de São João de Brito (Alvalade) e no Grupo Desportivo de Direito (Benfica).
Recorde-se que, no dia 17, participaram as escolas das freguesias da Penha de França, Olivais, Alcântara, Marvila, Parque das Nações, Alvalade, Avenidas Novas, Santa Clara e São Vicente. Ao mesmo tempo, e para além das escolas, marcaram também presença marchas como a da associação Os Fidalgos da Penha e ainda a de Marvila, organizada pela Sociedade Musical 3 de Agosto de 1885, entre outras.
Por sua vez, no dia seguinte, dia 18 de junho, foi a vez de marcharem as escolas das freguesias de Belém, Campolide, Misericórdia, Santo António e Benfica. Também estiveram presentes escolas das freguesias de Carnide, São Domingos de Benfica, Lumiar e Santa Maria Maior.
A abertura dos desfiles, nos dois dias, ficou a cargo da vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Sofia Athayde. A autarca foi madrinha das Marchas Infantis das Escolas juntamente com o vereador da Cultura, Diogo Moura.
Manter as tradições
De acordo com a CML, em nota de imprensa, as escolas têm um papel determinante na formação das crianças e jovens. Por isso, as Marchas Infantis assumem-se como um projeto educativo. Ao mesmo tempo, pretende ainda manter as tradições e valorizar o património histórico e cultural da cidade.
O Parque Mayer tem 101 anos de história e foi o local onde saíram as primeiras marchas, em 1932. Igualmente, foi ainda o tema central do concurso das Marchas Populares de Lisboa de 2023.