CÂMARA DE LISBOA VAI OFERECER RASTREIOS MAMÁRIOS ÀS MULHERES

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai oferecer rastreios mamários grátis a todas as mulheres residentes no concelho. Esta iniciativa surge na sequência de um acordo que será assinado em setembro entre a autarquia e a Fundação Champalimaud.

Contudo, estes rastreios mamários serão realizados em instalações da CML. Por outro lado, este será o primeiro de vários serviços de saúde que a autarquia liderada por Carlos Moedas está a negociar com a Fundação Champalimaud.

Desta forma, esta é mais uma iniciativa que a Câmara de Lisboa promove no âmbito da Saúde. Esta junta-se assim ao Plano de Saúde 65+, que permite o acesso a um conjunto de serviços de saúde gratuitos aos munícipes com 65 ou mais anos. Até ao momento, já  estão já inscritos cerca de 12 mil lisboetas nesta medida.

“Os serviços públicos de Saúde têm vindo a falhar nos últimos anos. Enquanto presidente da maior câmara do País não posso ficar indiferente e nada fazer. O acordo que consegui alcançar com a Fundação Champalimaud é uma resposta à falta de resposta dos serviços públicos de saúde”, afirma Carlos Moedas, citado em nota de imprensa.

Protocolo é assinado em setembro

“A Câmara Municipal de Lisboa tem de estar ao lado dos cidadãos, oferecendo respostas concretas àquelas que são as suas necessidades, e este é mais um exemplo disso mesmo”, reforça. Neste sentido, o protocolo entre a CML e a Fundação Champalimaud será assinado já em setembro.

Desta forma, todas as mulheres residentes em Lisboa poderão realizar um rastreio mamário gratuitamente. O objetivo é permitir detetar, precocemente, eventuais casos de cancro da mama. Assim, e com um diagnóstico precoce, aumenta-se a possibilidade de um tratamento bem-sucedido.

Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, são detetados anualmente em Portugal cerca de sete mil novos casos. Por fim, cerca de 1.800 mulheres morrem todos os anos devido a esta doença.


Quer comentar a notícia que leu?