ALTO DOS BARRONHOS RECEBEU NOVAMENTE O NHU SANTIAGO

Neste fim-de-semana, dias 29 e 30 de julho, o Alto dos Barronhos, na Outurela, voltou a receber as tradicionais festividades de ‘Nhu Santiago’, que celebra o apóstolo São Tiago e o Dia do Munícipio de Santa Cruz, em Cabo Verde. A organização do evento lembrou que a edição deste ano esteve em risco de não acontecer devido à JMJ, mas reforçou que só foi possível graças ao empenho da comunidade e da paróquia da Outurela.

Esta é a 20ª edição do evento, que tem como propósito homenagear a comunidade e a cultura cabo-verdiana. De acordo com Joaquim Tavares, da Associação Amigos de Santa Cruz, o Nhu Santiago deste ano esteve em risco de não acontecer, uma vez que as atenções estavam todas voltadas para a JMJ. No entanto, destacou o empenho da comunidade, em especial do Padre José Manuel Vicente e da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), para que a festa fosse possível.

Por outro lado, lembrou que, nos primeiros anos do evento, muitas pessoas diziam que o evento “nasceu para morrer”. Contudo, “não morreu nem vai morrer”, reforçou o responsável, agradecendo o empenho da autarquia, da paróquia da Outurela e da comunidade. Joaquim Tavares apelou também aos responsáveis do Munícipio de Santa Cruz para que não esqueçam a comunidade cabo-verdiana dos Alto dos Barronhos, “porque nós também somos Santa Cruz”.

O responsável agradeceu também aos responsáveis da UFCQ pelo empenho na organização desta festa, mas também à Embaixada de Cabo de Verde por “todo o apoio prestado à comunidade”. Ao mesmo tempo, deixou também umas palavras ao Padre José Manuel, aos “jovens dos Barronhos” bem como a outras personalidades, que também ajudaram a organizar o Nhu Santiago. “Viemos para ficar”, reforçou o presidente da Associação Amigos de Santa Cruz.

Trabalho das associações é fundamental

Por sua vez, o presidente da UFCQ, Inigo Pereira, reforçou que este é um “dia importante” para a comunidade cabo-verdiana, porque esta, está muito presente em Carnaxide e Queijas e no concelho de Oeiras. “Estas festas são muito importantes para a nossa comunidade e são uma tradição muito importante de se manter”, disse o autarca, lembrando novamente que a edição deste ano esteve em risco de não se realizar.

Por outro lado, salientou ainda o “grande apoio” que a Associação Amigos de Santa Cruz presta à comunidade durante todo o ano e que celebra 20 anos em 2023. No mesmo sentido, o autarca agradeceu a todos os que tornaram esta celebração possível, entre os quais a Associação Amigos de Santa Cruz, a paróquia da Outurela, entre outras entidades, reforçando a importância das associações locais e do trabalho que desenvolvem em prol da comunidade.

“Todos nós sabemos que é importante o trabalho das associações e é cada vez mais difícil encontrar pessoas que façam parte dos corpos diretivos”, sustentou Inigo Pereira, lembrando o trabalho destas entidades junto da comunidade durante a pandemia. Por outro lado, o presidente da UFCQ deixou ainda uma palavra de apreço ao Padre José Manuel e da sua equipa, pelo seu trabalho na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Inigo Pereira reconheceu o trabalho das paróquias

“Vamos receber cerca de cinco mil jovens, 1200 aqui na paróquia da Outurela, cerca de 2200 em Carnaxide, e mais de dois mil em Queijas. Tem sido um trabalho extraordinário”, sublinhou o autarca, apelando às paróquias que acolham todos os jovens e que estes “tenham uma excelente experiência”.


“Há muitos partidos da oposição que criticam o apoio que damos à JMJ, mas quando for a campanha eleitoral, cá estarão para dizer que vão ajudar todos. Mas a verdade é que nos dias importantes, ninguém está cá”, criticou ainda Inigo Pereira, reconhecendo o trabalho das paróquias da freguesia.

Dar cada vez mais condições

O Nhu Santiago contou também com a presença do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, que parabenizou o trabalho do Padre José Manuel junto da comunidade da Outurela. “A ideia e o sentimento de pertença da comunidade, faz-se com a coesão das pessoas e o seu envolvimento em causas”. Aqui, o autarca reforçou que o concelho de Oeiras tem vindo a construir uma “comunidade extraordinária”, formada por “mais de 100 nacionalidades, de todas as religiões”.

No mesmo sentido, referiu ainda que os “indicadores de desenvolvimento do nosso concelho são os melhores do país”. Contudo, salientou que ainda existem algumas “famílias a viver em dificuldades”. “Os bairros que temos resolveram o problema das famílias que viveram em barracas”, lembrou o autarca, frisando que Oeiras é o munícipio português “mais preocupado” com a habitação pública. Desta forma, anunciou que o concelho irá “entrar num novo ciclo”.

Ou seja, o presidente da CMO adiantou que já começou o processo para se construir no concelho mais 1500 casas de habitação pública, sendo que o objetivo será chegar às três mil. O objetivo é resolver o “problema de cerca de 300 famílias mais pobres do concelho, mas também de outras famílias de classe média”. “ A casa é fundamental porque é onde a família cresce, onde se pode estudar, trabalhar ou desenvolver uma atividade cultural”, reforçou Isaltino Morais, lembrando que, por isso, é fundamental garantir esta resposta às famílias necessitadas.

Combater as desigualdades

Por outro lado, falou ainda de alguns investimentos na área da educação e ação social, como por exemplo as bolsas de estudo para todos os jovens do concelho estudarem no ensino superior. No entanto, Isaltino Morais anunciou ainda a construção de um futuro centro de formação profissional na Outurela, “para quem não quer seguir o ensino superior”.

No mesmo sentido, reforçou que “os equipamentos nesta zona vão crescer”, dando como exemplo a Escola de Boxe António Ramalho, que irá receber novas instalações, a que se juntará um novo edifício para a prática de Judo. “Cada vez mais, queremos combater as desigualdades e dar educação”, reforçou o edil oeirense. De seguida, Isaltino Morais lembrou ainda a chegada da JMJ, que, para além de Lisboa e Loures, irá ainda passar também por Oeiras, no dia 6 de agosto. “Vamos ter o Papa no nosso território. É um evento único”, reforçou o autarca.

Isaltino Morais aproveitou o seu discurso para convidar toda a comunidade a participar no evento, até para mostrar ao “Papa a nossa capacidade de acolhimento”. Por fim, o autarca parabenizou toda a organização do Nhu Santiago, dizendo que, nos próximos anos, quer investir na melhoria “das suas condições”. “É das festas com menos comparticipação da Câmara”, finalizou Isaltino Morais. Para além dos discursos, houve ainda uma procissão e um almoço convívio.

Por fim, o Nhu Santiago contou ainda com a presença do vice-presidente do Município de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, do vereador Pedro Patacho, e ainda o presidente da Assembleia de Freguesia de Carnaxide e Queijas, Rafael Neres Sousa, bem como representantes do município de Santa Cruz.

Quer comentar a notícia que leu?