‘A Outra Vida das Marionetas’ é a nova exposição temporária que o Museu da Marioneta vai ter patente entre os dias 28 de julho e 29 de outubro. Serão mais de uma centena de marionetas, pertencentes ao acervo do museu, que poderão ser vistas pela primeira vez.
Por sua vez, a exposição ‘A Outra Vida das Marionetas’ poderá ser vista até 29 de outubro no Museu da Marioneta, mais concretamente na antiga igreja de Nossa Senhora da Nazareth, que é hoje sala de espetáculos e de exposições temporárias. Estas marionetas são originárias da Europa, África e Ásia e foram criadas entre finais dos séculos XIX e XX.
Por outro lado, são ainda peças com quatro técnicas de manipulação: fios, vara, luva e técnica mista. Em simultâneo, será ainda possível ver, nesta exposição, três teatros portáteis e um teatro de sombras. O Museu da Marioneta dedica-se à exposição e divulgação da história deste objeto e foi fundado em 2001.
O espaço é gerido pela EGEAC e é dedicado ao universo das marionetas, máscaras e outras peças usadas em representações cénicas. Por sua vez, o museu conta com uma exposição de longa duração, exposições temporárias e espetáculos. Funciona no antigo Convento das Bernardas e o seu objetivo é mostrar como as máscaras e as marionetas serviram para as comunidades se relacionarem com o mundo.
Ao mesmo tempo, alberga várias coleções, incluindo peças de diferentes geografias e épocas. No mesmo sentido, a EGEAC tem vindo a adquirir diversas peças, de forma a enriquecer cada vez mais este acervo. O objetivo é para dar a conhecer, cada vez mais, diversas vertentes da história da marioneta.
Espaço de cultura
O Museu da Marioneta insere-se num edifício que teve várias utilizações ao longo dos anos. Inicialmente um convento, foi, no início do século XX, um cineteatro. Ao mesmo tempo, o espaço sobreviveu ao Terramoto de 1755 e teve várias reconstruções. Atualmente, 34 famílias habitam os andares superiores e partilham o espaço com o Museu da Marioneta.
No entanto, é possível encontrar vestígios do antigo Convento das Bernardas no atual museu. Desta forma, consegue-se encontrar espaços como o claustro ou a capela, e que atualmente funcionam como locais de exposição, música, teatro, cinema, e outras artes. Por fim, o antigo Convento das Bernardas, hoje Museu da Marioneta, é um local aberto à cultura e à arte. Localiza-se na Rua da Esperança, no bairro típico da Madragoa, na freguesia da Estrela.