A Câmara Municipal de Loures está a promover mais uma edição do Festival do Caracol Saloio. O evento decorre até 16 de julho, no Parque Verde do LoureShopping, e são esperados mais de 120 mil visitantes. Até ao momento, o evento tem contado com “casa cheia” diariamente.
O Festival do Caracol Saloio já é conhecido como o maior e mais afamado evento gastronómico do género a nível nacional. Esta é a 22.ª edição do certame e tem entrada gratuita. No total, estão representados 10 restaurantes do concelho, mais um do que na edição de 2022.
Estes estabelecimentos aproveitam o certame para promover iguarias como Feijoada de Caracoleta, Pica-Pau de Caracoleta, Hambúrguer de Caracol em Bolo do Caco, Açorda de Caracol, entre outros. No entanto, os pratos mais pedidos são o caracol e a caracoleta assada.
Para já, ainda não é possível determinar o número de visitantes da edição deste ano. Contudo, o vereador Vasco Touguinha, responsável pelo pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Loures, ressalva ao Olhar Loures, que o balanço é positivo. Ao mesmo tempo, a afluência tem sido elevada em todos os dias do evento. “Nesse sentido, está a ser melhor do que no ano passado”, acrescentou.
Evento está também a promover o Vinho de Bucelas
Para além dos caracóis, os visitantes poderão ainda experimentar diversas sugestões de street food e produtos regionais, e ainda desfrutar de espetáculos diários de música ao vivo e animação infantil. Por outro lado, o evento conta ainda com várias bancas de artesanato e de patrocinadores do evento, que estão no recinto a distribuir brindes pelos visitantes. Uma das novidades deste ano é ainda a banca de promoção e divulgação do vinho de Bucelas.
Aqui, os visitantes são convidados a comprar uma garrafa ou um copo de vinho, que poderão consumir juntamente com os mais de 50 pratos à disposição no Festival do Caracol Saloio. O evento acontece entre domingo e quinta-feira das 17h00 às 24h00, sendo que, às sextas e sábados, funciona das 17h00 à 01h00.
Mudança para o LoureShopping “foi bem recebida”
Por outro lado, este é o segundo ano em que a iniciativa acontece no Parque Verde do LoureShopping. Segundo Vasco Touguinha, a receptividade dos visitantes a esta mudança tem sido “fantástica”. Anteriormente, recorde-se, o evento realizava-se no Pavilhão Paz e Amizade. Por isso, lembra o vereador, “muitos visitantes consideravam que havia muito calor, e tinham mais dificuldade em arranjar lugar para sentar”.
Assim, a mudança para o LoureShopping foi muito bem recebida pelos amantes de caracóis, adianta o autarca, lembrando que a autarquia tem vindo a apostar cada vez mais neste evento. Por fim, Vasco Touguinha salienta que, ano após ano, o evento tem sido cada vez mais procurado pela comunidade, e por isso, a Câmara de Loures perspectiva a presença de mais de 120 mil pessoas no evento, que termina a 16 de julho.
.