OEIRAS TEM O PRIMEIRO PONTO DE CARREGAMENTO ULTRARRÁPIDO DA BP

A BP inaugurou, esta quinta-feira, o primeiro ponto de carregamento ultrarrápido da marca em Portugal, localizado em Barcarena (Oeiras). Até ao final deste ano, prevê ter 100 pontos de carregamento rápido e ultrarrápido no país, mas o número sobe para 1000 até 2025 e para 2000 até 2030.

A BP inaugurou o primeiro ponto de carregamento ultrarrápido da marca em Portugal, mais precisamente em Oeiras, na freguesia de Barcarena (Oeiras). Até ao final deste ano, prevê ter 100 pontos de carregamento rápido e ultrarrápido no país, revelou Ildefonso Boto, diretor-geral da Mobilidade Elétrica para o Sul da Europa.

Os pontos de carregamento são da marca BP Pulse. Esta foi criada pelo grupo para o desenvolvimento e operação de infraestruturas de carregamento elétrico. Atualmente, a marca já conta com 22 mil pontos de carregamento rápidos em todo o mundo. Por sua vez, Sílvia Barata, CEO da BP Portugal, diz que a BP pulse complementa as parcerias que já estão a ser implementadas no país. Neste sentido, pretende-se responder melhor às necessidades dos clientes BP.

“A transição energética da BP em Portugal passa pela evolução da mobilidade elétrica e pela expansão da nossa rede de pontos de carregamento de veículos. Esta é a marca própria da BP que complementa as parcerias que já estão a ser implementadas no país”, afirma a presidente executiva da BP Portugal.

Mais pontos de carregamento

Ildefonso Boto, diretor-geral da Mobilidade Elétrica para o Sul da Europa, diz que aumentar a disponibilidade do serviço de carregamento rápido é uma condição necessária para avançar para a mobilidade do futuro.

“Uma maior autonomia e infraestruturas de carregamento permitir-nos-ão avançar na implantação de veículos elétricos. Por sua vez, irá ajudar a descarbonizar os transportes”, conclui. Por seu turno, Miguel Faria, chefe de Gabinete do presidente da Câmara de Oeiras, que estava a representar Isaltino Morais, salientou que Oeiras é o quinto município europeu, com mais de 100 mil habitantes, com “um maior número de carregadores elétricos”.

Neste sentido, lembrou que a autarquia “está a reconverter a sua frota automóvel”, estando a adquirir veículos elétricos. Segundo uma nota da BP, “o objetivo da empresa é consolidar a sua presença em território nacional a par de uma estratégia de evolução na mobilidade elétrica”. Para tal, irá “disponibilizar soluções de carregamento público rápido e ultrarrápido, ambicionando 1000 pontos de carregamento até 2025 e 2000 até 2030”.

A primeira de 100

Esta é a primeira de 100 unidades (rápidas e ultrarrápidas) a montar em postos da bp até ao final do ano em Portugal e oferece uma potência máxima de carregamento de 150 kW. No mesmo sentido, a empresa quer ainda consolidar a sua presença em território nacional com uma estratégia de evolução na mobilidade elétrica. Deste modo, quer disponibilizar soluções de carregamento público rápido e ultrarrápido, chegando aos 1000 pontos de carregamento até 2025 e 2000 até 2030.

Centro de Enfermagem Queijas

Compatibilidade a 100%

Ou seja, as unidades ultrarrápidas próprias da BP consistem em carregadores com potência entre 150kW e 300kW. Por sua vez, são compatíveis com veículos 100% elétricos equipados com sistema de carregamento CCS ou CHAdeMO. Ao mesmo tempo, “permitem uma autonomia de até cerca de 150 quilómetros” em dez minutos de carregamento. No entanto, este tempo depende do modelo do carro.

Em Portugal, BP disponibiliza atualmente mais de 30 pontos de carregamento elétrico nos seus postos de abastecimento. Por fim, isto é possível graças a uma parceria com a EDP, a que se junta agora os novos BP pulse.

Quer comentar a notícia que leu?