No terceiro dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cerca de meio milhão de pessoas concentrou-se na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII) para assistir à Cerimónia de Acolhimento. No seu discurso, o Papa Francisco alertou para os perigos do mundo virtual e agradeceu a presença dos jovens nesta JMJ.
O Papa Francisco chegou ao local no papamóvel, onde teve a oportunidade de percorrer algumas artérias lisboetas. Neste percurso por Lisboa, o Santo Padre foi recebido por centenas de fiéis, que aproveitaram a oportunidade para o saudar. Também no Parque Eduardo VII, o Papa Francisco voltou a acenar aos presentes, antes de chegar ao palco. Esta Cerimónia de Acolhimento começou com uma coreografia festiva, ao som da música “Joyful, Joyful”, interpretada pela cantora Mimi Froes.
Após este momento, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, fez um pequeno discurso dirigido ao Papa e aos jovens. “Muito obrigado, Santo Padre, porque desde que vos propusemos realizar aqui a Jornada Mundial da Juventude, sempre acolheste e correspondeste ao nosso convite com a melhor boa vontade e incentivo. Muito precisamos de rejuvenescer com a Vossa presença e a Vossa palavra nestes dias”, referiu D. Manuel Clemente no discurso proferido no Parque Eduardo VII.
Cerimónia contou com momentos culturais
Ao mesmo tempo, dirigindo-se aos jovens, o Cardeal-Patriarca de Lisboa mostrou-se ainda convicto de que a JMJ “corresponderá ao vosso constante apelo para um mundo mais solidário e fraterno”. Antes da intervenção do Papa Francisco, houve ainda um momento cultural, levado a cabo pela fadista Mariza, que interpretou o tema ‘Foi Deus’, de Amália Rodrigues. Por outro lado, esta cerimónia teve ainda um outro momento, com o cantor Buba Espinho e o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, que interpretaram o tema “Nossa Senhora do Carmo”, música tradicional do cancioneiro alentejano.
Por fim, também Tiago Bettencourt cantou o tema ‘Viagem’, juntamente com bombos de várias zonas do município do Fundão. Estes momentos musicais acompanharam o trajeto da cruz peregrina e do ícone mariano até ao altar. Contudo, esta cerimónia teve ainda a participação do coro e da orquestra da JMJ Lisboa 2023, juntamente com o Coro ‘Mãos que Cantam’, e um desfile das bandeiras de todos os países representados na JMJ. A música que acompanhou este momento chama-se “Um Dia de Sol”, da autoria do músico Héber Marques, fundador da banda HMB e cristão evangélico.
Papa chama a atenção para perigos do mundo virtual
Depois da leitura do Evangelho, o Papa Francisco começou o seu discurso, agradecendo a presença dos jovens nesta JMJ, mas também alertando para os perigos do mundo virtual. “Muitos, hoje, sabem o teu nome, mas não te chamam pelo nome. O teu nome é conhecido, aparece nas redes sociais, é processado por algoritmos que lhe associam gostos e preferências. Mas tudo isso não interpela a tua singularidade, mas a tua utilidade para pesquisas de mercado”, referiu o Santo Padre.
Neste sentido, reforçou ainda que, neste mundo virtual, existe uma “falsa bondade, prometendo que serás alguém, para depois te deixarem sozinho. São as ilusões do mundo virtual e devemos estar atentos para não nos deixarmos enganar”. Por outro lado, o Sumo Pontífice destacou que a Igreja é um lugar onde todos são bem-vindos.
Após a sua intervenção, deu-se por terminada a Cerimónia de Acolhimento, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e ainda do primeiro-ministro, António Costa. Contudo, estiveram também presentes outros membros do Governo, assim como os presidentes das Câmaras de Lisboa, Porto e Oeiras, Carlos Moedas, Rui Moreira e Isaltino Morais, respetivamente, e ainda o antigo Presidente da República, António Ramalho Eanes. Também o autarca de Loures, Ricardo Leão, marcou presença no encontro.
Dia marcado pelo encontro com jovens
Neste segundo dia em Portugal, o Papa Francisco esteve reunido com jovens universitários na Universidade Católica, antes de seguir para Cascais, onde esteve na Scholas Occurrentes. Ao início da tarde, esteve reunido com 13 vítimas de abusos sexual dentro da Igreja. Este encontro teve lugar na Nunciatura Apostólica. Aqui, o Papa Francisco expressou um pedido de desculpas, em nome pessoal e em nome da Igreja, pelo ocorrido.
Também na Nunciatura, o Santo Padre realizou uma missa, da parte da manhã, onde expressou as suas condolências pelo falecimento de uma peregrina francesa numa casa de acolhimento em Oeiras. No entanto, o Papa Francisco esteve também com jovens peregrinos ucranianos, onde teve a oportunidade de ouvir as suas histórias. Aqui, expressou todo o seu apoio e deixou algumas palavras de solidariedade por aquele país, fortemente afetado pela invasão russa.
Nesta sexta-feira, dia 4 de agosto, o Sumo Pontífice irá estar na Cidade da Alegria, em Belém, onde irá ouvir as confissões de alguns jovens, pelas 09h00. Já pelas 09h45, seguirá para o Centro Paroquial da Serafina, antes de seguir para um almoço com os jovens na Nunciatura Apostólica. Às 18h00, o Papa Francisco dará início à Via-Sacra, na Colina do Encontro.
Fotos: JMJ 2023