INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA

Estão abertas as inscrições para os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA). Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, inserida no âmbito do Amadora BD. Até dia 2 de setembro de 2023 podem candidatar-se todos os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais.

Por sua vez, esta iniciativa pretende distinguir melhores os autores (desenhadores e argumentistas) e publicações de banda desenhada editadas em Portugal. Ao mesmo tempo, será um dos pontos altos da programação da 34ª edição do Amadora BD, que se realizará em outubro. O vencedor da Melhor Banda Desenhada de Autor Português irá receber um prémio pecuniário de cinco mil euros.

Na edição deste ano, os PBDA 2023 aceitam todas as edições de banda desenhada publicadas em Portugal, entre 1 de agosto de 2022 e 1 de agosto de 2023. Por outro lado, as publicações difundidas comercialmente devem ainda conter um mínimo de 30 páginas. Já as publicações sem distribuição comercial devem ter no mínimo 12 páginas.

A iniciativa está ainda dividida em cinco categorias. Ou seja, haverá distinções nas categorias Melhor Obra de Banda Desenhada de autor português e estrangeira editada em Portugal. Também haverá prémios para a Melhor fanzine e Melhor edição portuguesa de Banda Desenhada e, claro, o Prémio Revelação.

O júri é composto por três jurados. São eles: Hugo Pinto, critico literário e especialista em banda desenhada e que estará em representação do Município da Amadora, e ainda João Ramalho Santos, investigador e especialista em BD. Por fim, o terceiro jurado será Paulo Monteiro, Presidente do Clube Português de Banda Desenhada. A lista de nomeados para os PBDA será conhecida no início de outubro, e os vencedores deste ano serão divulgados no decorrer do Amadora BD 2023.

Amadora BD regressa entre 19 a 29 de outubro

A 34ª Edição do Amadora BD está de volta à cidade da Amadora entre os dias 19 a 29 de outubro. Atualmente, este certame já é um clássico para os amantes da BD, e em 2023, será dedicado ao tema Clássicos Intemporais. Por outro lado, irá ainda integrar 13 exposições de alguns dos mais afamados autores nacionais e internacionais deste género literário.

À semelhança das edições anteriores, o Amadora BD vai estar distribuídos por três espaços na cidade. O Núcleo Central será novamente no antigo Ski Skate Amadora Park, onde estará a área expositiva de 950 m2. Será aqui que os fãs de banda desenhada irão encontrar 10 exposições de autores nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, haverá ainda uma zona comercial, também como 950 m2, e onde estarão presentes 13 editoras.

Aqui, para além da venda de livros, haverá ainda lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras. Por fim, e pelo segundo ano consecutivo, haverá novamente uma área coberta de 250 m2 totalmente dedicada ao gaming. Aqui, os amantes de videojogos vão encontrar inúmeras iniciativas tais como cosplay, jogos “arcade”, realidade virtual, videojogos, consolas, campeonatos, apresentações, entre outras.

Centro de Enfermagem Queijas

Bedeteca recebe exposição dedicadas ao Western

Por sua vez, a Galeria Municipal Artur Bual irá receber duas exposições e a Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos irá receber uma mostra dedicada às mais emblemáticas personagens de westerns da banda desenhada. O Amadora BD pretende ser um festival para todos, e este ano vai apostar em conteúdos generalistas.

O objetivo será chegar a um público cada vez mais vasto e alargado, criando e educando novos leitores de banda desenhada. Clássicos Intemporais será o tema geral da edição 2023 do certame, que contará com uma ilustração original de Bernardo Majer, vencedor do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2022. O autor foi convidado pela Câmara Municipal da Amadora a desenhar a cenografia geral do evento.

Quer comentar a notícia que leu?