O concelho de Loures, vai receber, a propósito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mais de 15 mil peregrinos. Por sua vez, estes irão estar alojados em diversos espaços municipais e ainda 45 escolas.
Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Loures explica que estes irão ficar em locais como os pavilhões Paz e Amizade e Feliciano Bastos, em Loures, e José Gouveia, em São João da Talha. Por outro lado, haverá ainda 12 mil peregrinos em 45 escolas do concelho.
Esta resposta resulta do trabalho do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Unidade de Saúde Pública local. Assim, serão cerca de 12 mil peregrinos nas estabelecimentos de ensino e 908 nos pavilhões. Ao mesmo tempo, os restantes ficarão alojados em coletividades, instituições e associações do concelho e das juntas de freguesia.
Por sua vez, no Parque Tejo, haverá ainda um hospital de campanha, sete postos médicos avançados e 44 tendas de primeiros socorros. Na mesma nota, a autarquia reforça ainda o uso das linhas SNS 24 e do número nacional de emergência (112). Por outro lado, existem duas Unidades de Cuidados de Saúde do concelho com atendimento alargado.
Ou seja, a unidade de Loures irá estar a funcionar entre as 14h00 e as 20h00, de 1 a 4 de agosto, e Moscavide vai estar aberta das 10h00 às 22h00, nos dias 5 e 6. Já em relação às acessibilidades, o IC2 vai estar cortado entre as 23h50 do dia 4 (sexta) e a meia-noite do dia 6 (domingo).
Por isso, os moradores e trabalhadores nas áreas com vias condicionadas devem transportar um comprovativo de residência e declaração da entidade patronal. Por fim, a Câmara Municipal de Loures vai ainda apoiar o Festival da Juventude, que decorre de 2 a 4 de agosto, no Parque Adão Barata.
Ainda nesta altura, os jovens peregrinos terão igualmente acesso ao Museu da Cerâmica de Sacavém, podendo os grupos musicais usar o palco desse auditório. Por fim, estes jovens terão também a oportunidade de visitar vários pontos turísticos do território de Loures.