ESCOLA BÁSICA MANUEL TEIXEIRA GOMES JÁ ESTÁ REQUALIFICADA

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, assinalou, esta quinta-feira, dia 14 de setembro, o início do ano letivo com duas inaugurações em dois estabelecimentos escolares em Lisboa. A primeira visita foi à Escola Básica Manuel Teixeira Gomes, em Marvila, cuja requalificação representa um investimento municipal de cerca de cinco milhões de euros e surgiu no âmbito de uma proposta da Associação de Pais, inserida no Orçamento Participativo de Lisboa.

O investimento na Escola Básica Manuel Teixeira Gomes incluiu a concretização desta proposta, que pedia a colocação de coberturas na escola. No entanto, a autarquia decidiu ainda, em paralelo, avançar com uma beneficiação geral das salas de aula e de atividades e a criação de uma portaria. Também foi ampliada a biblioteca e a criada duas salas, uma destinada para o CAF e de outra para o ensino especial. Do mesmo modo, a CML procedeu também à reformulação dos espaços administrativos e das instalações sanitárias dos alunos e professores e à criação de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

Por fim, apostou também na requalificação dos espaços exteriores e na colocação de sistemas de aproveitamento das águas pluviais e de painéis solares, entre outras intervenções. Segundo o responsável da Associação de Pais, João Fernandes, “esta escola já tem as condições necessárias para o desenvolvimento destas crianças”. O mesmo lembrou ainda que, no passado, “a relação com a autarquia não foi pacífica”, mas que, com o passar do tempo, essa relação foi-se melhorando, até porque “a intenção era a mesma, criar uma escola melhor e mais apetrechada”.

Estabelecimento tem capacidade para 340 crianças

Agora com uma escola renovada, João Fernandes considera que o espaço “poderá ser um estabelecimento de referência na freguesia. Temos todas as condições para acolher mais alunos”, referiu o responsável, apelando à CML que proceda à instalação do segundo ciclo nesta escola. A Escola Básica Manuel Teixeira tem quatro salas destinadas ao Jardim de Infância, com capacidade para 100 crianças, e ainda mais 10 salas para o 1º ciclo, para 240 alunos. Este estabelecimento pertence ao Agrupamento Santa Maria dos Olivais, que, no total, tem 2700 alunos.

Para a diretora do agrupamento, Jesuína Pereira, a concretização desta requalificação só foi possível graças ao contributo da comunidade. “A segunda fase da requalificação e ampliação deste espaço foi feita durante a Covid-19. Não foi fácil ter os alunos em monoblocos numa altura de pandemia”, lembrou a diretora, acrescentando que esta obra “manteve as árvores e o jardim”, mas também “a alma, que somos nós”. Jesuína Pereira referiu ainda que o agrupamento tem um projeto educativo “assente em três pilares”. Ou seja, “a ética do cuidado” com o outro; “o conhecimento, a cultura e a tecnologia”; e ainda a construção de “uma comunidade”, baseada “na felicidade e bem estar”.

Junta de Marvila investe 250 mil euros anuais na área da Educação

O presidente da Junta de Marvila, José António Videira, manifestou o seu desejo de que “esta escola nunca seja uma gaiola e que todos sejam livres aqui”. De seguida, o autarca fez referência aos vereadores presentes nesta inauguração, tais como Sofia Athayde, Filipa Roseta, ou Cátia Rosas, que representam forças políticas distintas. “Isso demonstra o empenho na Educação”, referiu o autarca, sublinhando que isso deve sobrepor-se às cores politicas. Sobre a escola, Videira disse ainda que estas obras de requalificação é um culminar de um processo que demorou “sete anos”.

O autarca lembrou também, no seu discurso, que a sua primeira profissão foi como auxiliar numa escola. Por isso, reconheceu o trabalho diário destes profissionais, “que zelam pelas crianças”, apelando ainda à Câmara de Lisboa que reforce o número de auxiliares. “Temos condições e capacidade para aqui instalar o 5º e 6º ano”, prosseguiu o presidente da Junta de Marvila, reforçando que esta investe, anualmente, cerca de “250 mil euros” nesta área. “Temos o plano mais inclusivo da cidade. Igualmente, oferecemos judo, râguebi, boxe, terapia da fala”, reforçou José António Videira, lembrando que, desta forma, a Junta “substitui-se ao Estado Central”. No total, existem, na freguesia, oito estabelecimentos de ensino.

Para o autarca, é ainda importante investir na Educação, porque “a Escola ajuda no elevador social”. Por fim, elogiou também a SRU e todos os responsáveis pela obra, bem como a entidades como a Santa Casa e a Associação de Moradores das Amendoeiras, que também contribuíram para esta realidade. No mesmo sentido, aproveitou também para pedir ao presidente da CML, Carlos Moedas, que ajude a trazer para este espaço o 5 e 6º ano, “para que as crianças não tenham de sair daqui”. Sobre o edil, José António Videira referiu ainda que, “apesar de cores políticas diferentes, há algo que nos une: o foco nas pessoas. Os cidadãos querem que pensemos neles e é isso que fazemos”, acrescentou.


Papel fundamental da comunidade

Também Moedas partilhou da mesma opinião que o presidente da Junta de Marvila, com o qual confessou “ter uma boa relação”. “A nossa prioridade na Câmara é a Educação”, reforçou o edil, lembrando que, até ao momento, a CML já investiu 30 milhões de euros nesta área e espera investir, até 2026, 107 milhões. O autarca destacou também o papel transformador da comunidade escolar, que “é representada por todos”. “A Associação de Pais gritou e disse ‘estamos aqui’ e propuseram, no Orçamento Participativo, uma cobertura para esta escola. A vossa voz mudou tudo”, lembrou Moedas.

Por isso, sublinha que “a comunidade pode mudar as coisas, se fizer como vocês fizeram, que falaram com o poder político e pediram soluções”. Na sua visão, a Escola Manuel Teixeira Gomes “tem alma. Gosto muito desta palavra, porque Lisboa é uma cidade com alma. Vivemos isso na Jornada Mundial da Juventude e os estrangeiros sentiram isso no acolhimento”. Carlos Moedas dedicou também umas palavras de apreço aos docentes e não docentes, salientando que são eles quem tem “a maior responsabilidade de todas, porque tudo se decide nos primeiros anos”. Por outro lado, disse ainda conhecer bem a realidade escolar, até porque a sua mãe “foi auxiliar num infantário em Beja”.

Contributo de todos para mudar Lisboa

“Os políticos são como os outros. Queremos fazer o bem para a comunidade”, acrescentou o edil, sublinhando que, por isso, “tem o gabinete na rua”. “Ainda esta semana, um senhor no Bairro do Rego me pediu para construir um campo de futebol para os filhos não ficarem agarrados ao telemóvel. É nisto que temos de pensar”, disse Moedas, que pediu ainda “a colaboração de todos para mudar Lisboa”. “A Educação é importante e é a nossa união”, concluiu o presidente da CML. Por fim, Moedas agradeceu ainda a todos os que tornaram possível esta requalificação, tais como “vereadores, a SRU, entre outros tantos”.

Para além da Escola Básica Manuel Teixeira Gomes, a autarquia inaugurou também, esta quinta-feira, a Escola Básica Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, em Benfica. Este é um investimento municipal de 11 milhões de euros e incluiu diversas obras de requalificação naquele estabelecimento.

Quer comentar a notícia que leu?