INAUGURADO NOVO RESERVATÓRIO DE ÁGUA EM ALGÉS

A Câmara Municipal de Oeiras inaugurou, esta sexta, 22 de setembro, o novo reservatório de água do Alto de Santa Catarina, em Algés. Este equipamento tem capacidade para 7.500m3 de armazenamento de água. Atualmente, existem seis reservatórios em todo o concelho, que armazenam, no seu conjunto, um total de 70 mil m3 de água.

O novo reservatório de água do Alto de Santa Catarina, junta-se aos seis já existentes na Figueirinha, Torneiro, Porto Salvo, Barcarena, Carnaxide e Alto de Leceia. O antigo reservatório entrou em funcionamento em 1999 e era constituído por duas células. Este equipamento tinha uma capacidade de armazenamento de 3 500 m3. Ao mesmo tempo, abastecia cerca de oito mil habitantes, das zonas da Cruz Quebrada, Dafundo, Junça e na Alta de Algés. No seu conjunto, estes habitantes consumiam cerca de 2 500 m3 por dia.

Para o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, “a água assume uma importância extraordinária nas nossas vidas, não só do ponto de vista pessoal, mas também do ponto de vista coletivo”. Aqui, o autarca lembrou que “ainda existem milhões de pessoas que não têm acesso à água”, pelo que é importante chamar a atenção para a preservação deste recurso. Por outro lado, ressalva, “houve uma evolução extraordinária da forma como olhamos para todo o processo de captação, de transporte, tratamento e distribuição de de água”.

Duplicação da população abrangida

Antigamente, prosseguiu, os reservatórios ficavam nos “pontos mais altos das localidades, e atualmente, a tecnologia permite fazer um reservatório de água em qualquer lado”, embora seja preferível colocá-los em espaços com altitude. Com a construção deste novo reservatório, foi possível aumentar em mais 4.000 m3 a capacidade de armazenamento de água. De igual modo, foi também possível duplicar a população abrangida, que passa agora a ser de 16.510 habitantes. Assim, agora é possível abastecer as zonas da Cruz Quebrada, Dafundo, Junça, Alta e Baixa de Algés, bem como a Avenida da Índia e o Jamor.

O edil de Oeiras reforçou ainda “a beleza da paisagem” junto a este novo equipamento. “Vemos tudo à nossa volta”, salientou. No total, a rede de distribuição de água tem cerca de 30 quilómetros. Para o futuro, está prevista a construção do reservatório do Alto dos Agudinhos, junto à Cidade do Futebol. Assim, é possível aumentar a capacidade de reserva de água, em todo o concelho, para 80 mil metros cúbicos. Na perspetiva de Isaltino Morais, “90% da nossa composição é água e talvez por isso nós tenhamos tanta necessidade dela”.

Reserva de água capaz de abastecer o concelho durante três dias

Aqui, o autarca afirmou que Oeiras “é um dos municípios em Portugal com uma reserva estratégica de água mais alta”. No total, conta com cerca de 70 mil metros cúbicos de água e no futuro, espera chegar aos 100 mil metros. “Se houver uma catástrofe nas condutas de água ou um corte, a reserva que temos dá-nos para quase três dias”, sublinhou Isaltino Morais. Contudo, lembrou que, há alguns anos, “alguns dirigentes dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora (SIMAS) e da EPAL diziam que não era necessário fazer reservas”, preferindo fazer “uma ligação direta à conduta”.

Por sua vez, o edil de Oeiras não concorda com esta opção, justificando que devem existir reservatórios para evitar uma possível contaminação das águas. “O que está aqui a ser apresentado hoje é justamente para as pessoas terem mais conforto, mais comodidade, e mais segurança também do ponto de vista alimentar e do consumo da água”, sustentou.  Igualmente, reforçou ainda que este será “um espaço de lazer, que em parte, será aberto ao público”. A par do novo reservatório de água em Algés, a autarquia inaugurou também o miradouro do Alto de Santa Catarina.

Espaço tem um mural da autoria de Tiago Hacke

Este é um espaço de jardim com bancos e baloiços e que permite desfrutar de uma vista panorâmica para a zona ribeirinha de Oeiras, mas também para o Farol do Bugio, o Geiser Marítimo de Paço de Arcos, o Passeio Marítimo de Oeiras e o Parque Urbano do Jamor. Para o autarca, é importante este investimento no espaço público, pois ajuda não só a trazer mais qualidade de vida para os cidadãos, mas também a consolidar a Oeiras como um dos melhores concelhos do país para se viver.


Por fim, Isaltino Morais agradeceu a todos os funcionários da autarquia e dos SIMAS que ajudaram a concretizar esta obra, reforçando que “vamos preservá-la, cuidar dela e procurar mostrá-la, para que o máximo de pessoas possam vir aqui. Este é mais um reservatório para o concelho. Na realidade, é uma reserva estratégica de água, o que significa que é para todos”, concluiu o presidente da CMO. Este espaço conta ainda com um mural, pintado pelo artista Tiago Hacke, especializado em pintura sobre a biodiversidade portuguesa.

Segundo o artista, na mesma inauguração, “é uma honra ter sido convidado para este projeto. É a melhor vista que eu tive do meu escritório até hoje e é o meu melhor mural deste ano até agora”. Tiago Hacke acrescentou ainda que, para criar este mural, foi necessário “investigar espécies”. Desta forma, escolheu “algumas das mais visíveis, para que o público consiga reconhecer e despertar o interesse para a natureza”.

Quer comentar a notícia que leu?