A Câmara Municipal de Odivelas (CMO) vai investir novamente oito milhões de euros na área da Educação no novo ano letivo que agora se inicia. Desta forma, a autarquia volta a oferecer materiais escolares e refeições aos alunos da rede pública e solidária, renovando ainda os apoios atribuídos a IPSS, associações e agrupamentos escolares. A isto, juntam-se ainda as intervenções de melhoria realizadas em diversos estabelecimentos do concelho.
Segundo a CMO, em comunicado, Odivelas pretende afirmar-se como um concelho educador e solidário. Por isso, neste ano letivo de 2023/2024, a autarquia vai voltar a oferecer kits de material escolar e livros de fichas às famílias do concelho. Assim, a CMO contribui para reduzir os encargos familiares e fomentar uma escola pública de qualidade, com oportunidades para todos.
Por sua vez, a oferta do material escolar é válida para todas os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. O investimento da autarquia nesta medida ronda os 140 mil euros. A este valor, juntam-se mais 420 mil euros investidos na oferta das Fichas Escolares a todos os alunos até ao 2.º ciclo do ensino básico da rede pública e da rede solidária.
Em simultâneo, a CMO vai voltar a garantir o fornecimento gratuito de fruta, legumes e vegetais nos estabelecimentos de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico da rede pública. No total, serão abrangidas por esta medida cerca de 7.900 crianças do concelho. No mesmo sentido, a edilidade vai assegurar três refeições diárias (pequeno-almoço, almoço e lanche) a todas as crianças até ao 1.º ciclo do ensino básico. Já para os alunos do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, será oferecido o almoço. No total, a CMO investe 3.9 milhões de euros nesta medida.
Investimento na melhoria dos estabelecimentos de ensino e em atividades de enriquecimento curricular
Por outro lado, a CMO transferiu ainda 910 mil euros para Agrupamentos de Escolas, Associações de Pais e IPSS. O objetivo é permitir que elas continuem a desenvolver as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Com isto, a autarquia garante uma oferta educativa e formativa gratuita para todos os alunos, que têm ao seu dispor diversas atividades importantes para a sua formação. Já ao nível das infraestruturas, a Câmara de Odivelas procedeu à realização de diversas obras de manutenção, conservação e requalificação geral em vários estabelecimentos.
Esta é uma medida que custou à autarquia mais de 1,5 milhões de euros, aos quais se juntam mais 1,3 milhões de euros investidos no novo Pavilhão Desportivo da Escola Básica D. Dinis, nos Pombais. Atualmente, explica a CMO em comunicado, está a decorrer a construção da nova Escola Básica Amoreira N.º1, na Ramada, e a 2.ª fase da requalificação da Escola Secundária de Odivelas. Estas empreitadas representam investimentos municipais de cinco e 2,6 milhões, respetivamente. Por fim, a autarquia reforça que, com estas medidas, pretende-se continuar a apoiar as famílias do concelho.
Assim, será possível aliviar os seus orçamentos, mas também promover a inclusão social, diminuindo as desigualdades no concelho. De acordo com o presidente da Câmara de Odivelas, Hugo Martins, citado na mesma nota, “a educação e a formação dos nossos alunos constituem pilares fundamentais para o desenvolvimento do País e do nosso município. O investimento nas nossas crianças é o melhor contributo que podemos deixar para o futuro”. Por isso, a autarquia pretende manter “esta política de proximidade pioneira em Portugal”.