O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, reuniu, esta terça-feira, dia 17 de outubro, o Conselho Municipal de Segurança. Nesta reunião, o autarca defende a contratação de mais polícias e o reforço dos sistemas de videovigilância em Lisboa.
O encontro deu-se na sequência da tomada de posse do novo comandante da Polícia Municipal (PM), José Carlos Figueira. O objetivo desta reunião foi analisar a situação na cidade e o reforço da cooperação estratégica entre a PM e a PSP. Para Moedas, é necessário reforçar o número de sistemas de videovigilância na cidade, bem como o número agentes da PM. Recorde-se que, na passada segunda-feira, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou o reforço de mais 30 novos elementos para a Polícia Municipal de Lisboa e ainda mais 20 para o Porto.
“Em Lisboa precisamos de mais polícias nas ruas, elementos da Polícia de Segurança Pública e da Polícia Municipal. A segurança é fundamental para Lisboa e tudo temos de fazer para a conseguir manter e reforçar. Tenho também grandes expectativas no novo comandante da Polícia Municipal e acredito que poderá acrescentar uma nova dinâmica, devidamente articulada naturalmente, com a nossa PSP”, afirmou Carlos Moedas, citado em comunicado.
Por outro lado, o autarca defende também o aumento dos sistemas de videovigilância em Lisboa. Na última segunda-feira, anunciou a instalação de “97 câmaras para melhorar a segurança da nossa cidade”. “Tudo o que for investir nas forças de segurança e dotar de meios que acrescentam valor para a sua missão vale a pena”.
Estes sistemas serão instalados a partir do início do próximo ano nas zonas do” Cais do Sodré, Restauradores, Ribeira das Naus e Campo das Cebolas”, afirmou Carlos Moedas. Para além de José Carvalho Figueira, este encontro também contou com a presença do superintendente Luís Manuel Moreira, em representação da PSP.