JOGOS DA UNIÃO VÃO TER 15 MODALIDADES

A segunda edição dos Jogos da União já foi apresentada e terá 15 modalidades desportivas e cinco mil participantes. A iniciativa é promovida pela Câmara de Loures e decorre entre os dias 11 de novembro e 26 de maio de 2024.

Segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures (CML), Sónia Paixão, destas 15 modalidades, “oito estão em competição e sete em experimentação”. Desta forma, os Jogos da União, terão, este ano, mais 11 modalidades do que na edição passada, que contou com mais de 1500 crianças. A apresentação desta edição teve lugar na Galeria Municipal Vieira da Silva, em Loures.

Por sua vez, os Jogos da União são dirigidos à população infantil e juvenil do concelho, e podem participar quaisquer clubes, associações ou grupos informais. Para 2024, está prevista a participação de 5000 jovens. Futebol, basquetebol, andebol, futsal, atletismo, voleibol, natação e ginástica são algumas das modalidades que vão estar em competição. Por outro lado, algumas atividades de experimentação são combate, ténis de mesa, xadrez, rugby, ciclismo, entre outras.

Estas estarão em exclusivo nas escolas do concelho, mas algumas estarão disponíveis à população. “Entendemos que é nestas idades que devemos proporcionar o máximo de experiências aos jovens, para que, mais tarde, possam fazer as suas opções de acordo com as suas preferências”, referiu Sónia Paixão, citada em comunicado. “É por isso que contamos para esta dinâmica com os clubes do nosso concelho, com as escolas e com o seu parque escolar aberto, e com as juntas de freguesia que são parceiros estratégicos”, sustentou.

Já para o presidente da Câmara Municipal de Loures (CML), Ricardo Leão, “é por este caminho que devemos seguir a bem do desporto”. De acordo com o edil, “isto só é possível porque há uma união entre as famílias que levam as crianças aos treinos, os dirigentes das coletividades, porque é preciso muita carolice para estar à frente de um clube, de forma abnegada, servindo a comunidade, e entre as juntas de freguesias e entidades externas que nos apoiam”.

Quer comentar a notícia que leu?