AVENIDA DA LIBERDADE RECEBE DESFILE DE BANDAS FILARMÓNICAS

Na próxima sexta-feira, feriado de 1 de dezembro, 28 bandas filarmónicas vão reunir-se, na Avenida da Liberdade, para assinar a Restauração da Independência. Esta será a décima edição do evento, que já é uma tradição na cidade.

Estas 28 bandas que se irão reunir em Lisboa, na próxima sexta, 1 de dezembro, são constituídas por músicos de diferentes gerações e oriundas de diversos pontos do país. No total, serão mais de 1300 participantes. Desta forma, pretende-se assinalar a Restauração da Independência em Portugal, com este encontro, que começa a partir das 15h00.

Por sua vez, será o grupo Tocándar a abrir o cortejo. Este grupo é um projeto pedagógico e artístico formado em 2000, sendo formado por crianças e jovens da Marinha Grande, revisitando a festa dos “Zés Pereiras”. No final do desfile, as bandas vão concentrar-se na Praça dos Restauradores, onde farão uma atuação conjunta.

O conjunto será dirigido, este ano, pelo Maestro Subintendente José Manuel Brito, da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública. As bandas vão interpretar o Hino da Maria da Fonte, o Hino da Restauração e ainda o Hino Nacional, contando com a soprano Madalena Leal de Faria e o tenor Pedro Tavares como convidados especiais.

A banda anfitriã deste encontro será a da Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense. Esta coletividade tem 137 anos de atividade, e é a mais antiga da freguesia de Santa Maria dos Olivais. Este conjunto estará em representação da cidade de Lisboa no evento. Ou seja, esta iniciativa, todos os anos, homenageia e divulga uma prática musical centenária.

Por outro lado, a autarquia alerta ainda para constrangimentos de trânsito na Avenida da Liberdade e zonas envolventes. Por fim, o desfile de Bandas Filarmónicas é uma iniciativa organizada pelo Movimento 1.º de Dezembro e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP). Contudo, tem ainda o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC.

X Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas Alinhamento

 


Quer comentar a notícia que leu?