Já são conhecidos os vencedores da edição 2023 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA). A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no 22 de outubro, no Núcleo Central do Amadora BD, no Ski Skate Amadora Park, e inseriu-se na programação da Amadora BD, que se realizou entre os dias 19 e 29 de outubro.
Em 2023, ‘Elviro’, de Paulo J. Mendes, foi eleita a Melhor Banda Desenhada de Autor Português, nos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) de 2023. Por isso, o artista irá receber um prémio pecuniário de cinco mil euros. Os jurados eram Hugo Pinto, critico literário e especialista em banda desenhada, João Ramalho Santos, investigador e especialista em BD e Paulo Monteiro, Presidente do Clube Português de Banda Desenhada.
Contudo, para além de Paulo J. Mendes, os jurados atríbuiram o prémio de Melhor Obra Estrangeira de Banda Desenhada Editada em Português a ‘Spirou – Diário de Um Ingénuo’, de Émile Bravo. Já o Prémio Revelação foi entregue a Margarida Madeira, com a obra ‘7 Senhoras’, e a Melhor Fanzine foi atribuída à publicação ‘Zona 10 Anos’, escrita por diversos autores. Por fim, a Melhor Edição Portuguesa de Banda Desenhada é a obra ‘Menina Baudelaire’, de Yslaire.
Os PBDA são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora (CMA), e inserem-se no âmbito do Amadora BD. Todos os anos, esta iniciativa distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais. Desde há três anos, é atríbuido ao autor da Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português um prémio de cinco mil euros.
Tema do Amadora BD foi ‘Clássicos Intemporais’
Por sua vez, o Amadora BD já vai na sua 34ª edição e, em 2023, realizou-se entre os dias 19 e 29 de outubro. Este certame tem como objetivo promover a banda desenhada. Atualmente, é considerado o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu.
O tema deste ano foi ‘Clássicos Intemporais’ e celebrou os aniversários de personagens icónicas como o Super Homem, Tex, Mônica ou o gato Garfield, entre outras. Por fim, o evento contou também com a presença de Mick Gray, um dos maiores desenhadores do Super-Homem, bem como de Mauricio Sousa, criador da Turma da Mónica. Por outro lado, também marcaram presença Bob McLeod, Jon Bogdanove e Miguelanxo Prado.
Foto de capa: Paulo j. Mendes