OEIRAS ENTREGOU CABAZES DE NATAL A FAMÍLIAS CARENCIADAS

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) distribuiu, esta quinta-feira, 14 de dezembro, 3.500 cabazes a famílias carenciadas do concelho, residentes nos bairros municipais. Cada cabaz é composto por bacalhau, azeite, mel, queijo, nozes, entre outros produtos desta época festiva.

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) fez cumprir a sua tradição, e distribuiu, esta quinta-feira, 14 de dezembro, 3.500 cabazes de Natal às famílias carenciadas residentes nos bairros municipais do concelho. Esta entrega decorreu durante toda a manhã em sete locais do concelho. Desta forma, a autarquia entregou cabazes nas instalações do Departamento de Habitação (Oeiras) e da Polícia Municipal e Proteção Civil (Barronhos/Carnaxide).

De igual modo, estes cabazes foram também entregues nos gabinetes de atendimento dos Navegadores, Laveiras e Centro Comunitário Alto da Loba, sendo que também houve entrega nos gabinetes localizados na Quinta da Politeira e na Unidade Residencial Madre Maria Clara (Outurela/Carnaxide). Esta ação contou com a presença de alguns vereadores da autarquia, entre os quais a vereadora com o pelouro da Gestão Social da Habitação Municipal, Carla Rocha.

Ao Olhar Oeiras, a autarca ressalva que existem, atuamente, 10 mil habitantes nos bairros municipais. “Este cabaz é um mimo desta câmara. Não é um cabaz para que as pessoas tenham comida na altura de Natal. É para que elas saibam que a autarquia está sempre disponível”, frisou.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, esteve também presente na entrega que teve lugar na Polícia Municipal e Protecção Civil, no Alto dos Barronhos, em Carnaxide, na manhã desta quinta-feira.

Autarquia vai entregar cabazes à população idosa

“Esta iniciativa é da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) e faz parte de um conjunto de apoios sociais às famílias do concelho”, disse o edil ao Olhar Oeiras. Ainda de acordo com o autarca, este apoio “é o culminar daquilo que so as atividades de apoio às famílias durante o ano”, sendo igualmente “uma lembrança que a Câmara dá às famílias”. No total, foram 3.500 cabazes entregues às famílias residentes nos bairros municipais do concelho. Cada cabaz é composto por produtos como bacalhau, azeite, mel, queijo, nozes, Bolo-Rei, entre outros.

Todavia, para além da entrega de cabazes aos moradores dos bairros municipais, a CMO vai ainda entregar mais 2.500 cabazes aos munícipes com mais de 65 anos. “No total, serão cerca de cinco mil cabazes”, sublinhou Isaltino Morais, lembrando que estes “são uma ajuda a quem necessita, mas também uma lembrança”. No caso dos bairros municipais, os moradores recebem uma carta em casa para levantar o cabaz.

Outras medidas

Por outro lado, em relação aos idosos, estes devem fazer uma inscrição prévia. De igual modo, são elegíveis todos os munícipes maiores de 65 anos que tenham um rendimento anual per capita até 12 mil euros. “O cabaz não é para satisfazer a fome das pessoas. Não admitimos que haja alguém com fome no concelho”, disse Isaltino Morais. Este destaca a parceria com as juntas de freguesia, paróquias e instituições de solidariedade social, às quais “qualquer família pode recorrer” em caso de necessidade.

Para além desta medida, o autarca lembrou ainda outras medidas. Algumas delas dizem respeito à comparticipação do valor dos medicamentos até 50%, a disponibilização de um médico em casa, ou até mesmo a comparticipação dos gastos com aquecimento. Esta última medida, adianta o edil, “está a ter uma grande procura”.


Quer comentar a notícia que leu?