IDOSOS DE CARNAXIDE E QUEIJAS RECEBERAM CABAZ DE NATAL

Depois da entrega de cabazes nos bairros municipais do concelho, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) ofereceu, esta terça-feira, 19 de dezembro, 2.500 cabazes a idosos residentes no concelho. Cada cabaz de Natal é composto pelos produtos tradicionais desta quadra festiva. O Olhares de Carnaxide e Queijas acompanhou a entrega em Carnaxide e em Queijas. Nas duas localidades, foram distribuídos cerca de 500 cabazes.

Foram várias as pessoas que fizeram questão de, na manhã desta terça-feira, 19 de dezembro, de se deslocarem até à sede e delegação da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), a fim de levantarem o cabaz de Natal oferecido pela Câmara de Oeiras. Este é composto por um bolo-rei, uma garrafa de azeite, uma garrafa de vinho, um bacalhau, uma caixa de chocolates, um queijo, um chouriço e uma caixa de frutos secos. No total, em Carnaxide e Queijas foram entregues cerca de 500 cabazes, 250 para cada localidade.

“É uma iniciativa muito importante porque é uma lembrança que a Câmara de Oeiras está a dar”, disse o presidente da UFCQ, Inigo Pereira, salientando que esta medida acaba por ser mais “um apoio” a quem mais necessita. Para receber este cabaz de Natal, os idosos deviam fazer uma inscrição prévia, sendo elegíveis todos os munícipes maiores de 65 anos que tenham um rendimento anual per capita até 12 mil euros.

“Ao nível da União de Freguesias, o autarca sublinha que esta “apoia todas as ações da autarquia no âmbito da Ação Social”, como serve de exemplo o Fundo de Emergência Social, entre outras medidas. Por outro lado, Inigo Pereira destaca ainda que a UFCQ promove também “apoio psicológico e jurídico, gratuito à população”.

Novos projetos em 2024

No próximo ano, adianta o autarca, a UFCQ irá dar continuidade ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAMPC), financiado pela União Europeia, bem como ao Centro de Enfermagem, entre outros projetos. Ao mesmo tempo, prevê também a criação de um serviço de apoio ao consumidor. “É um protocolo da UFCQ com a DECO, porque há muitas famílias que enfrentam problemas financeiros, porque não conseguem gerir o seu orçamento. Por isso, penso que este serviço será muito importante”, explica o presidente da UFCQ.

“Vamos também continuar, em 2024, a dar seguimento ao projeto ‘Pedalar sem Idade’ e os passeios sénior, entre outros convívios”, reforça. O presidente da UFCQ adianta também que está ainda prevista uma parceria com o Teatro Independente de Oeiras (TIO). O objetivo é promover “um teatro itinerante”, ou seja, levar três peças de teatro aos centros de dia da freguesia. “Queremos ajudar a nossa população ao nível psicológico, porque sabemos que, nos centros de dia, as pessoas estão isoladas, longe de casa e da família. Então queremos proporcionar bons momentos à nossa população”, acrescenta.

Câmara de Oeiras entregou 2.500 cabazes em todas as freguesias do concelho

Por sua vez, o vice-presidente da CMO, Francisco Rocha Gonçalves, adiantou, ao Olhares de Carnaxide e Queijas, que, no total, foram entregues 2.500 cabazes em todo o concelho. Estes juntam aos 3.500 já entregues, na passada semana, nos bairros municipais. O autarca esteve na delegação da UFCQ, em Queijas, onde fez questão de entregar diretamente alguns cabazes à população. “Esta iniciativa pretende envolver a população sénior do concelho, numa época tão importante como é a quadra natalícia”, disse o vice-presidente da CMO. “Temos como princípio nunca deixar ninguém de fora”.

“Esta iniciativa, na verdade, junta-se a tantas outras de apoio à população, como por exemplo o apoio à eletricidade, as ajudas para a aquisição de medicamentos, ou até mesmo as bolsas de estudo, que não têm número limite de beneficiários”, prosseguiu Francisco Rocha Gonçalves. “O Munícipio de Oeiras tem uma panóplia de medidas de apoio social que abrange todas as dimensões da comunidade”, reforça o autarca. Para além de Carnaxide e Queijas, a entrega destes cabazes decorreu, em simultâneo, nas restantes freguesias do concelho.


Quer comentar a notícia que leu?