INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 2ª EDIÇÃO DO PRÉMIO POESIA DE OEIRAS

Estão abertas, até 31 de janeiro, as inscrições para a segunda edição do Prémio Poesia de Oeiras. Esta iniciativa pretende promover a criatividade, bem como o alargamento da literacia e a promoção da leitura. Na primeira edição, concorreram 116 obras à categoria ‘Consagração’ e 614 à categoria ‘Revelação’.

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) abriu as inscrições para a segunda edição do Prémio Poesia de Oeiras. As candidaturas estão abertas até 31 de janeiro do próximo ano, e são realizadas por via eletrónica. Haverá duas categorias a concurso, nomeadamente, ‘Consagração’ e ‘Revelação’. O vencedor da primeira ganha um prémio de 20 mil euros e o da segunda recebe cinco mil.

Na primeira edição do Prémio Poesia de Oeiras, participaram 116 obras na categoria ‘Consagração’ e 614 na categoria ‘Revelação’. Todos os autores eram oriundos de Países de Língua Oficial Portuguesa, designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé. Os vencedores foram anunciados em março. O primeiro lugar, na categoria ‘Revelação’, foi entregue ao português Pedro Patada, autor da obra ‘A Fagulha’, escrita sob o pseudónimo Pedro Teias. No entanto, o júri também entregou uma Menção Honrosa ao brasileiro Sérgio Corrêa Miranda Filho relativamente à obra ‘A Pressa dos Dias’.

Promoção da Poesia

Por outro lado, na modalidade ‘Consagração’, o primeiro lugar foi entregue ao brasileiro Eucanaã Ferraz, pelo título ‘Retratos com Erro’. De acordo com os membros do júri, o autor foi distinguido “pela alta criatividade e capacidade de ironia”, “onde estabelece um diálogo frutífero com a literatura em língua portuguesa”. Por fim, o objetivo desta iniciativa é aumentar a literacia e promover a leitura, valorizando a língua portuguesa. As inscrições decorrem no site da Câmara Municipal de Oeiras.

Ao mesmo tempo, este prémio vai ao encontro do objetivo da CMO em promover a poesia, uma vez que tem, no seu território, o Parque dos Poetas, infraestrutura cultural e paisagística única a nível nacional e internacional. Este espaço é um lugar de fruição e lazer, sendo que, na primeira fase deste Parque estão representados 20 poetas do século XX, e na segunda fase estão representados mais 40 poetas, do século XIII ao século XIX, incluindo autores da lusofonia.

Quer comentar a notícia que leu?