PAIS E ALUNOS PROTESTAM CONTRA FRIO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA PORTELA

Nesta quinta-feira, dia 11 de janeiro, os alunos e encarregados de educação da Escola Secundária da Portela, concelho de Loures, vão estar em protesto, a partir das 07h45, contra as más condições climatéricas daquele estabelecimento. Também a Câmara de Loures já reagiu ao sucedido, manifestando a sua solidariedade com os alunos e pais, garantindo que está a realizar todas as diligências para melhorar as condições naquela e outras escolas do concelho.

Os alunos que frequentam a Escola Secundária da Portela, no concelho de Loures, são obrigados a levar mantas e luvas para suportar o frio nas salas de aula, acusa a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Portela (APEEESP). Por isso, convocou um protesto, para esta quinta-feira, 11 de janeiro, às 07h45. O objetivo será pedir melhores condições nas salas de aula. Contudo, esta mobilização pretende ainda sensibilizar a comunidade para a necessidade de obras de fundo na escola.

Ainda de acordo com a APEEESP, a temperatura no interior das salas ronda os 15 graus, um valor inferior à temperatura ideal de conforto. Na manifestação desta quinta, os pais e alunos deste estabelecimento de ensino vão estar à porta com um bidão cortado ao meio, onde será acesa uma chama. O objetivo será proporcionar um espaço onde os alunos e os professores, simbolicamente, se poderão aquecer antes de entrar para as aulas. Por fim, será ainda colocada uma faixa na vedação da escola a dizer “Aquece-te aqui!”.

Nesta quarta-feira à tarde, a Câmara Municipal de Loures (CML), manifestou a sua solidariedade com este protesto. Desde abril de 2022 que a autarquia passou a gerir diversos estabelecimentos escolares em todo o concelho, no âmbito do processo de descentralização de competências. Uma delas é a Escola Secundária da Portela.

Neste sentido, estão a ser realizados todos os esforços no sentido de melhorar as condições térmicas existentes nesta escola, garante a CML. Por fim, a Câmara de Loures afirma ainda que a melhoria das escolas é uma prioridade. Desta forma, pretende-se que fazer com que a escola pública tenha, cada vez mais, melhores condições de ensino e aprendizagem.

Quer comentar a notícia que leu?