O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, entregou, esta terça-feira, dia 9 de janeiro, a Medalha Municipal de Bons Serviços a nove agentes da Polícia Municipal de Lisboa, pelo trabalho desenvolvido na segurança da cidade.
Nove agentes da Polícia Municipal de Lisboa foram distinguidos, esta terça-feira, dia 9 de janeiro, com a Medalha Municipal de Bons Serviços, entregue pelo presidente da Câmara de Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. “Estamos aqui num momento muito importante, a honrar o trabalho da Polícia Municipal. Talvez mais do que nunca, precisamos de valorizar o vosso trabalho, de valorizar a nossa Polícia Municipal. Os momentos que vivemos são momentos de dificuldade e não é fácil ser polícia”, disse o autarca.
“Não é fácil nos momentos em que temos de atuar, atuar com coragem e com valentia e aqueles que o fazem têm de ser valorizados e acarinhados por isso”, prosseguiu. Para Moedas, “durante demasiado tempo, a Polícia Municipal era vista como uma polícia meramente administrativa. Não é isso que eu quero. A Polícia Municipal também é administrativa, mas é bem mais do que isso. É uma força de segurança, que atua perante o crime”, sustentou.
Polícia Municipal de Lisboa tem 424 agentes
Desta forma, o presidente da CML destacou os nove homenageados pela “coragem de atuar imediatamente perante o crime”. Ao mesmo tempo, destacou ainda o seu “contributo essencial para manter o maior ativo da nossa cidade: a segurança”. Ainda para o edil lisboeta, os agentes da polícia são “heróis”. Aqui, lembrou que a Polícia Municipal de Lisboa “tem apenas 424 polícias”, e que a PSP tem cerca de sete mil operacionais na cidade.
“Eu aí fazia um pedido: nós precisamos de ver a polícia na rua. A nossa população
precisa de vos ver na rua a atuar. Nós precisamos de mais PSP na rua”, defendeu Carlos Moedas. Por isso, é preciso “dar melhores condições à PSP, melhores condições remuneratórias”, acrescentou. Por sua vez, o comandante da Polícia Municipal de Lisboa, superintendente José Carvalho Figueira, agradeceu “todo o apoio” que o executivo municipal “tem dado à Polícia Municipal”. Para o comandante, esta ajuda “é fundamental para o desempenho da sua missão”.
Distinguidos impediram a ocorrência de crimes
Por outro lado, José Luís Figueira felicitou os homenageados. Na sua opinião, estes “fizeram cumprir a lei e honraram com grande distinção e bravura o nosso lema: pela justiça e por Lisboa”. Os agentes distinguidos foram Luís Rodrigues e Germano Silva, pela intervenção nos atos de vandalismo contra os Paços do Concelho, no dia 22 de dezembro de 2023. Igualmente, também receberam a medalha Mário Caldeira e Nuno Martins, pela intervenção num episódio de agressão a um polícia na Avenida 24 de Julho, no dia 27 de dezembro de 2023.
Também foram agraciados os agentes principais João Gomes, Luís do Rosário e Pedro Nunes e o agente coordenador António Tomaz, pela intervenção numa agressão com arma branca a cidadão, no Terreiro do Paço, no dia 1 de janeiro de 2024. Por fim, também a agente principal Rosa Barreira, recebeu a Medalha de Bons Serviços da CML. A distinção deveu-se à intervenção num roubo a um cidadão na Avenida Almirante Reis, no dia 4 de janeiro de 2024.
Esta medalha tem como objetivo distinguir os trabalhadores do Município, bem como os elementos da Polícia Municipal e do Regimento de Sapadores Bombeiros que se tenham revelado e distinguido, de forma exemplar, pelo zelo, competência, decisão e espírito de iniciativa no decorrer das suas funções.