Neste novo ano que agora se inicia, a Câmara Municipal de Odivelas (CMO) já retomou as visitas orientadas ao Mosteiro de Odivelas. A primeira sessão foi no último sábado, dia 6 de janeiro. A ação voltará a decorrer no dia 20. As visitas custam 1,90 euros e carecem de inscrição prévia.
Em 2024, a Câmara Municipal de Odivelas (CMO) retomou as visitas guiadas ao Mosteiro de Odivelas. Estas sessões decorrem aos primeiros e terceiros sábados de cada mês, e arrancaram no passado sábado, 6 de janeiro. Cada visita é limitada a 20 participantes, e, por isso, é necessário fazer uma inscrição prévia, que deve ser realizada até à quarta-feira anterior à visita. Desta forma, poderá formalizar a sua participação através do formulário disponível no site da CMO.
Cada visita custa 1,90 euros. Contudo, o pagamento só deve ser realizado após a confirmação da inscrição. Por sua vez, pode realizar o pagamento através de transferência bancária, através do IBAN PT50 0035 0545 00051280230 51, e ainda na tesouraria da CMO, na Avenida D. Dinis, nº96. De igual modo, também poderá pagar a sua visita na loja Turismo de Odivelas, localizada no Strada Outlet, entre as 10h00 e as 22h00, todos os dias da semana.
Por fim, as visitas ao Mosteiro de Odivelas realizam-se às 15h00 e às 16h30, nos meses de janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro. No entanto, nos meses de abril, maio, junho, julho, setembro e outubro, as visitas decorrem às 16h00 e às 17h30. O Mosteiro de Odivelas foi fundado pelo Rei D. Dinis, em finais do séc. XIII. Igualmente, é aqui que se encontra sepultado o monarca.
Atualmente, o Mosteiro é gerido pela autarquia, desde 2019. Nesta altura, a CMO assinou um acordo de cedência com um prazo de 50 anos, comprometendo-se assim a realizar obras de requalificação, no valor de cerca de 16 milhões de euros. Após estas obras, está prevista a criação de um novo Centro Interpretativo do Mosteiro de Odivelas.