Câmara de Oeiras e Fundação Marquês de Pombal homenagearam Igrejas Caeiro

Na última segunda-feira, 19 de fevereiro, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) e a Fundação Marquês de Pombal homenagearam, no Cemitério de Oeiras, Francisco Igrejas Caeiro, um dos nomes mais marcantes da rádio, com a deposição de uma coroa de flores.

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO), em conjunto com a Fundação Marquês de Pombal, homenageou, na última segunda-feira, 19 de fevereiro, o radialista e locutor Francisco Igrejas Caeiro. Desta forma, depositou uma coroa de flores na sua campa, situada no Cemitério de Oeiras. A iniciativa teve como objetivo assinalar o aniversário do falecimento de Igrejas Caeiro.

Aqui, estiveram presentes o vice-presidente da CMO, Francisco Rocha Gonçalves, acompanhado pela vereadora Susana Duarte e pelo presidente da Fundação Marquês de Pombal, Nelson Pires. Igrejas Caeiro é um dos nomes mais marcantes da rádio em Portugal. Ao longo da sua carreira, notabilizou-se em programas radiofónicos como por exemplo ‘Os Companheiros da Alegria’, no início dos anos 50 do século XX. Entre 1976 e 1979, foi ainda Diretor de Programas da Emissora Nacional de Radiodifusão.

Igrejas Caeiro faleceu em Lisboa em 2012

Esta empresa, é atualmente, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP). Por fim, foi ainda membro da direção do Teatro Maria Matos, que ajudou a fundar. Contudo, e após o 25 de Abril de 1974, foi ainda Deputado pelo Partido Socialista à Assembleia Constituinte (1974-1976). Foi também deputado à Assembleia da República e distinguido como Comendador da Ordem da Liberdade, em 1995. O antigo locutor e ator foi também distinguido com a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Oeiras.

Em 2005, recebeu o Prémio de Consagração de Carreira e a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores. Dois anos depois, recebeu da Câmara Municipal de Lisboa a Medalha de Mérito Municipal, no seu Grau Ouro. Por sua vez, esta distinção foi atribuída no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro. No entanto, e para além de Igrejas Caeiro, foram ainda distinguidos Ruy de Carvalho, Fernanda Borsatti e Artur Ramos. Por fim, Igrejas Caeiro nasceu na Castanheira do Ribatejo, em agosto de 1917, e faleceu em Lisboa, a 19 de fevereiro de 2012, aos 94 anos.

Quer comentar a notícia que leu?