Lisboa vai abrir candidaturas para Residências Artísticas em Budapeste

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), através do Departamento da Cultura, vai abrir, no mês de março, as candidaturas para as residências artísticas que vão decorrer em Budapeste, capital da Hungria, nos meses de junho e julho de 2024.

As Residências Artísticas de Artes Plásticas/Visuais, promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), estão de volta. As candidaturas decorrem entre os dias 1 a 31 de março. No total, serão escolhidos dois artistas, que vão participar em duas residências artísticas em Budapeste, na Hungria. Por sua vez, estas acontecem entre os dias 1 a 30 de junho e entre 1 a 31 de julho. Este programa de intercâmbio acontece todos os anos desde 1998, no âmbito do Acordo de Geminação celebrado entre estas duas cidades.

Em 26 anos, este programa já contou com a participação de mais de 100 artistas em residência. Além disso, esta iniciativa tem ainda como objetivo incentivar a criação artística e a circulação de novas obras e projetos expositivos, tanto em Budapeste, como em Lisboa. As candidaturas vão decorrer entre os dias 1 a 31 de março e são submetidas online,  através da plataforma de Residências Artísticas (LAAR). Neste site, podem ainda ser consultadas as respetivas normas de participação.

As propostas serão selecionadas em função do seu interesse artístico, bem como da coerência com o percurso artístico do candidato, e a relação da proposta com a cidade de Budapeste. Por fim, os artistas selecionados receberão uma bolsa no montante de mil euros (convertidos em Forint Húngaro). Igualmente, também terão direito à viagem e ao alojamento durante todo o tempo da residência artística. Contudo, para mais informações sobre este programa, poderá contactar a Divisão de Ação Cultural da CML. Os contactos são o e-mail laar@cm-lisboa.pt ou do telefone 218 170 900.

Quer comentar a notícia que leu?