Microsoft vai instalar Centro de Inteligência Artificial em Lisboa

A gigante tecnológica Microsoft escolheu Lisboa para instalar um centro de desenvolvimento da Inteligência Artificial. O espaço irá integrar o AI Hub da Unicorn Factory, situado em Alvalade e que será inaugurado em novembro.

A Fábrica de Unicórnios, projeto lançado pela Câmara Municipal de Lisbo (CML) em 2021, vai receber um centro de inovação da Microsoft, ligado à Inteligência Artificial. A gigante tecnológica opera em mais de 200 mercados e escolheu Lisboa para lançar a nova Fábrica de Inovação em Inteligência Artificial (AI Innovation Factory). Este centro ficará no AI Hub da Unicorn Factory, em Alvalade, e que será inaugurado em novembro, contando uma área de 2.300 metros quadrados, com capacidade para acolher 300 pessoas.

Ao mesmo tempo, será o novo ponto de encontro de empreendedores, grandes empresas, investidores e investigadores na área da Inteligência Artificial. O local contará com escritórios, salas de eventos e laboratórios de investigação. Igualmente, será ainda um local de aprendizagem para as melhores práticas e casos de estudo em IA. “A Fábrica de Unicórnios tornou Lisboa a cidade mais inovadora da Europa, e este projeto é mais uma prova disso mesmo. Hoje somos capazes de estar na linha da frente naquela que é a tecnologia mais disruptiva do momento, como é a Inteligência Artificial”, afirma o presidente Carlos Moedas.

Este centro ligado à Inteligência Artificial é anunciado três meses após Lisboa ter sido eleita Capital Europeia da Inovação pela Comissão Europeia. Em janeiro, a Deloitte anunciou ainda que vai lançar um centro de Inteligência Artificial no Largo do Rato, com capacidade para mais de duas mil pessoas.

Microsoft investiu 10 milhões de dólares na empresa responsável pelo Chat GPT

Desta forma, a CML consolida o seu posicionamento enquanto um dos principais polos tecnológicos da Europa. “Esta é mais uma grande conquista para a cidade. Em 2023 batemos o recorde de investimento estrangeiro, com mais de 50 centros tecnológicos a virem para Lisboa e 10 mil postos de trabalho altamente qualificados.

Em 2024 começamos o ano com dois grandes projetos que provam a nossa capacidade de competir com outras grandes cidades”. “A nova estratégia de inovação para a cidade está a dar frutos”, acrescenta Carlos Moedas. Atualmente, a Microsoft é uma das principais empresas tecnológicas mundiais a desenvolver trabalho em Inteligência Artificial. Por fim, investiu, recentemente, 10 mil milhões de dólares na Open AI – responsável pelo Chat GPT.

Foto de capa: @cml


Quer comentar a notícia que leu?