Começaram, este sábado, dia 3 de fevereiro, as celebrações do Carnaval de Loures. Em 2024, o evento tem como tema o ‘Mundo do Espetáculo’ e estende-se até dia 14 de fevereiro. O primeiro dia do Carnaval em Loures ficou marcado com a inauguração de um monumento alusivo ao evento, na rotunda junto ao Jardim Major Rosa Bastos, em Loures.
O concelho de Loures já começou a celebrar o Carnaval. Este ano, o evento tem como tema o ‘Mundo do Espetáculo’ e decorre entre os dias 3 a 14 de fevereiro. A inauguração do evento foi este sábado, 3 de fevereiro, na rotunda junto ao Jardim Major Rosa Bastos, em Loures. Este equipamento custou cerca de 60 mil euros e caracteriza-se por ser um monumento tecnológico, com luzes que mudam de cor. Esta inauguração contou a presença do executivo da Câmara Municipal de Loures (CML), do presidente da Associação do Carnaval de Loures, João Silva, e ainda do presidente da Junta de Loures, António Pombinho.
O monumento agora inaugurado chama-se ‘Carnaval Alegria’ e resulta de um trabalho conjunto entre a CML, a Associação do Carnaval de Loures e a Associação Teatro de Rua. O momento da inauguração contou ainda com a presença de grupos de Carnaval, das ‘mastronças’ (homens que se mascaram de mulher), e ainda com um grande número de espetadores locais, que tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma atuação da da ARTELIER.
Ideia de monumento alusivo ao Carnaval já é ideia antiga
O presidente da Junta de Loures, António Pombinho, começou por dizer que este “é um momento muito significativo”, e que marca o início do Carnaval Saloio de Loures. Por outro lado, aproveitou também para “agradecer a todos aqueles que, desde 1934, participaram de diversas formas no Carnaval”, desde aqueles que “escrevem os textos, os que ensaiam, os que preparam as músicas, os que preparam os carros, os chefes de grupo”, entre outros. Desta forma, considera ainda o autarca, “os 2600 participantes neste Carnaval significam muito mais gente que de alguma forma participa”.
Sobre o monumento, António Pombinho disse que esta é uma ideia que já vem desde 2017, sendo que não “foi fácil encontrar o lugar” para a sua instalação. Ainda de acordo com o autarca, “o Carnaval tem também outra coisa, que é a capacidade de juntar as pessoas de Loures. As pessoas da cidade e as pessoas da freguesia”. Aqui, o presidente da Junta de Loures lembrou quando a comunidade se juntou, nos anos 70, “para a construção do novo quartel dos Bombeiros”, sendo que o Carnaval também contribuiu para esta causa. “Isto é mais uma prova de que o Carnaval é tão importante e é muito mais importante do que aqueles dias em que desfilam”, concluiu António Pombinho.
Homenagem a todos que contribuíram para o Carnaval
João Silva começou a sua intervenção a recordar todos aqueles “que, desde sempre, lutaram para que o Carnaval de Loures fosse uma realidade. Certamente estão muito orgulhosos por termos chegado a esta inauguração”. Por isso, pediu um minuto de silêncio “para todos aqueles que trabalharam”, desde 1934, para que o Carnaval de Loures fosse uma realidade. O evento, prosseguiu o responsável, “é efetivamente um dos maiores cartazes turísticos do nosso concelho e da nossa cidade. É um dos motores e promoção das nossas gentes, divulgando o nome de Loures em Portugal e no mundo”.
Por isso, lembrou, a Associação do Carnaval de Loures, tem vindo a desenvolver o seu trabalho no sentido de fazer deste evento uma referência. O monumento inaugurado, “será também a memória e a homenagem a todos aqueles que, ao longo dos anos, dinamizaram e promoveram o Carnaval de Loures até aos nossos dias. Ao olharmos para ele, veremos os nossos avós, os nossos pais, os nossos amigos e também cada um de nós, que contribui” para o evento, prosseguiu.
Por fim, João Silva aproveitou ainda a sua intervenção para agradecer a todas as entidades que ajudaram na criação deste monumento escultórico e na organização do Carnaval Saloio de Loures. Também esteve nesta inauguração o presidente da Associação do Teatro Nacional de Rua (ARTELIER), Nuno Paulino. Esta organização é “um conjunto que trabalha as diferentes formas artísticas há diversos anos”. Há dois anos, acrescentou, a associação ganhou “um festival de escultura pública na paisagem”, nos Estados Unidos. Por isso, e dada a repercussão deste prémio, a associação foi convidada a participar na realização do monumento.
Carnaval ajuda a promover o concelho de Loures
O Carnaval Saloio de Loures prolonga-se até 14 de fevereiro. Este ano, o tema é o ‘Mundo do Espetáculo’. O presidente da autarquia, Ricardo Leão, disse, aos jornalistas, no ano passado, o Carnaval Saloio de Loures recebeu cerca de “150 mil” visitantes. Contudo, este ano, espera que este número seja maior. Em 2024, e “se o tempo ajudar, esperamos ter mais gente a participar, porque vai ser maior, com mais de dois mil figurantes e 20 grupos” participantes nos desfiles.
“Até dia 14, haverá um conjunto de iniciativas, de bailes, de eventos”, referiu o autarca, ressalvando os dois desfiles carnavalescos que “vão acontecer nos dias 11 e 13 de fevereiro” e que são, sem dúvida, “os momentos mais importantes” do Carnaval Saloio de Loures. “Durante esta semana e meia, haverá um conjunto de iniciativas que se espera que possa superar estas 150 mil pessoas”, disse ainda Ricardo Leão.
Variante a Loures ficará concluída ainda este ano, adiantou Ricardo Leão
Por sua vez, Ricardo Leão, agradeceu também a todos os que contribuem para este evento, lembrando que o monumento é um desejo antigo da Associação do Carnaval de Loures. “Não era esta a rotunda que nós queríamos. A rotunda que nós queríamos era outra, mas depois há condicionantes, como ramais da EPAL e ramais de outras coisas, e outras condicionantes”, adiantou o autarca, agradecendo à equipa da Câmara Municipal de Loures que ajudou a concretizar esta escultura. Futuramente, este monumento irá ficar ligado à iluminação pública, para que, “quem entra aqui, sabe que entrou na capital do Carnaval, naquele que é o maior Carnaval da Área Metropolitana de Lisboa”.
Este ano, os desfiles serão ainda no centro da cidade de Loures, mas, no próximo ano, se assim a Associação do Carnaval o entender, já os poderá realizar na futura variante a Loures, que, segundo Ricardo Leão, ficará pronta “no final do ano”. Por fim, o edil referiu-se ainda ao Carnaval Saloio de Loures como um “sucesso num contexto metropolitano, mas também nacional. Isso deve-se às horas e aos dias que vocês dedicam para que o Carnaval possa ser aquilo que ele é”.
Fotos: Olhar Loures / Mário Barrela