A Incubadora do Taguspark escolheu cinco empresas para fazer parte deste local, após um processo de seleção e avaliação de candidaturas, que começou em outubro de 2023. As empresas escolhidas desenvolvem o seu trabalho em diversas áreas.
A Incubadora do Taguspark já terminou o processo de seleção das startups que vão integrar esta estrutura. Recorde-se que a Cidade do Conhecimento lançou, em outubro, as candidaturas para novas empresas, tendo recebido cerca de 80 candidaturas, em diversas áreas. Após a recepção das candidaturas, o júri da Incubadora do Taguspark escolheu 20 candidatos, até chegar aos cinco finais. Por sua vez, os jurados eram Akvile Ignotaite, Linda Pereira, Leandro Pereira, e Luís Martins Costa. A escolha recaiu sobre cinco empresas.
A primeira é a Asset Floow, que criou o primeiro software de IA comportamental que utiliza dados do Ponto de Venda para obter métricas precisas sobre a jornada e o comportamento dos clientes nas lojas. A segunda empresa é a ImmersivStudios, que desenvolveu uma variedade abrangente de soluções para diversas áreas, desde tours virtuais imobiliários, aplicações de treino virtual, filtros de realidade aumentada, entre outros.
Contudo, outra empresa seleccionada é ainda a LockEM, que desenvolveu soluções de segurança cibernética acessíveis para responder às necessidades específicas das empresas em diversas áreas de atividade. Em quarto lugar, a incubadora do Taguspark escolheu ainda a Plani.AI, que simplifica e automatiza a elaboração de planos de negócios. Por fim, selecionou também a Klivon Scientifice, que tem como objetivo produzir padrões de referência personalizados para a indústria farmacêutica.
Incubadora já apoiou cerca de 200 empresas
A incubadora foi criada em 2012, e já apoiou cerca de duas centenas de startups em diferentes fases. Recentemente, viu renovada a certificação do Programa ‘StartUp Visa’, um programa de acolhimento para empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver projetos de empreendedorismo e inovação em Portugal. Assim, e com esta renovação, a incubadora vê atestada a sua qualidade. Desta forma, consegue reforçar a sua posição como referência no ecossistema empreendedor e permitir a entrada de startups provenientes de países fora da União Europeia.
Atualmente, tem a capacidade de acolher 29 empresas em incubação física e virtual.
Para prestar o melhor serviço às empresas, a incubadora conta com laboratórios equipados e tecnologia adaptada para apoiar o desenvolvimento dos projetos. Por fim, o Taguspark conta com 160 empresas, 24 startups e 16 mil profissionais que trabalham e visitam diariamente o espaço.