A apresentação de candidaturas para o concurso Grande Marcha de Lisboa 2024 termina no próximo dia 23 de fevereiro. Este ano, as propostas serão avaliadas por Martim Sousa Tavares, Sofia Hoffmann e Renato Júnior, personalidades de mérito na área musical.
Já é conhecido o júri que vai avaliar e escolher as propostas apresentadas no Concurso da Grande Marcha de Lisboa 2024, cujas candidaturas terminam já no próximo dia 23 de fevereiro, sexta-feira. Desta forma, em 2024, a EGEAC convidou o maestro e diretor artístico Martim Sousa Tavares, a cantora e compositora Sofia Hoffmann e o compositor, músico e produtor musical Renato Júnior para integrarem o júri. Em conjunto, os jurados vão, respetivamente, avaliar a música, a letra e a generalidade da composição.
Igualmente, vão ainda escolher a composição (música e letra) vencedora deste ano. Contudo, para além do tema obrigatório, ‘Lisboa’, a Grande Marcha deve ainda inspirar-se no tema escolhido para este ano, ‘O Tejo’. Recorde-se que o tema será apresentado e interpretado por todos os participantes das Marchas Populares de Lisboa, concurso que se realiza todos os anos no âmbito das Festas da cidade. Assim, os marchantes irão exibir o tema no decurso do desfile na Avenida da Liberdade, na noite de Santo António, e ainda nas exibições prévias. Estas decorrem na Altice Arena, nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho.
Por fim, este concurso é aberto a todos os participantes individuais ou coletivos, residentes em Portugal e maiores de idade. Todos os anos, distingue ainda a originalidade literária e musical dos autores da composição vencedora com um prémio no valor de 5.500 euros. Em 2023, o tema vencedor foi ‘Menino Parque Mayer’, de Carlos Leitão.