Municípios de Cascais, Oeiras e Lisboa unidos na promoção da atividade física

O Dia Mundial da Atividade Física, é celebrado a 6 de abril por mais de 120 países, com o objetivo de difundir a prática desportiva e orientar a população para uma vida mais saudável. Assim, no próximo dia 6 de abril vão existir várias atividades ao longo da Estrada Marginal Lisboa/ Cascais, promovidas pelas câmaras municipais de Cascais, Oeiras e Lisboa.

Promover a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar da população, é o objetivo da iniciativa inserida nas celebrações do Dia Mundial da Atividade Física. Desta forma, no próximo dia 6 de abril, sábado, o trânsito automóvel na Marginal, entre a Parede e Alcântara, estará encerrado entre as 09 e as 13 horas.

Assim, neste dia, mais de 15 quilómetros da Estrada Marginal, nos concelhos de Cascais, Oeiras e Lisboa vão ser só para peões. Contudo, também estará aberta a ciclistas e utilizadores de trotinete, patins, skate ou afins. É o Dia Mundial da Atividade Física e o trânsito vai estar cortado entre as 09h00 e as 13h00. Aquela que é considerada uma das mais belas estradas da Europa, deixa de fora, pela primeira vez, os carros, entre Cascais e Lisboa. Igualmente, esta é uma iniciativa única e transversal aos três municípios da Grande Lisboa que atravessa.

Melhorar qualidade de vida

Com muita atividade física, incluindo jogos tradicionais, demonstrações de modalidades pelos parceiros que trabalham todo o ano com os municípios e muito mais, Cascais, Oeiras e Lisboa assinalam, em conjunto, o Dia Mundial da Atividade Física. Desta forma, convidam a população a participar nas várias iniciativas a decorrer ao longo de mais de 15 quilómetros à beira-mar. Tudo para ajudar a promover a atividade física enquanto fator fundamental para uma maior qualidade de vida, saúde e bem-estar.

O palco do evento começa junto aos semáforos da Parede (Cascais) e termina em Alcântara (Lisboa). Por sua vez, no concelho de Oeiras, todo o traçado está reservado para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física. No dia 5 de abril, sexta-feira, estão previstas duas conferências dedicadas à Atividade Física. Estas irão decorrer na Faculdade de Motricidade Humana (programa a divulgar em breve).

Por fim, o Dia Mundial da Atividade Física foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a prevenção do sedentarismo. A inatividade física é considerada o quarto principal fator de risco de morte no mundo. Por isso, a OMS recomenda aos adultos, pelo menos, 30 minutos de exercício físico por dia. Este dia celebra-se anualmente a 6 de abril, em mais de 120 países.

Quer comentar a notícia que leu?