‘O Tejo Afinal’ foi o tema escolhido como a Grande Marcha de Lisboa 2024. A composição vencedora é de Flávio Gil e João Paulo Soares e os autores vão receber 5.500 euros de prémio, para além da reprodução do tema por todas as Marchas Populares, nas Festas de Lisboa, em junho.
A EGEAC já escolheu o tema vencedor da Grande Marcha de Lisboa 2024. Desta forma, a composição vencedora é ‘O Tejo Afinal’, de Flávio Gil e João Paulo Soares. O tema será cantado e coreografado por todas as Marchas Populares, na exibição na Altice Arena e no desfile na Avenida da Liberdade, em junho, no âmbito das Festas de Lisboa.
Em 2024, a foram submetidas 34 candidaturas ao concurso Grande Marcha de Lisboa. O júri era composto pelo maestro e diretor artístico Martim Sousa Tavares e pela cantora e compositora Sofia Hoffmann. Contudo, também era jurado o compositor, músico e produtor musical Renato Júnior. Por outro lado, o tema central do concurso das Marchas Populares, em 2024, será o rio Tejo.
A música escolhida como Grande Marcha de Lisboa inspirou-se neste rio, e fala das suas múltiplas cores e que espelham as gentes, os costumes e as tradições de Lisboa. Por fim, os autores vão receber um prémio monetário de 5.500 euros. Flávio Gil já teve a oportunidade de vencer este concurso em 2017, juntamente com Carlos Dionísio. Este ano, juntou-se ao pianista e compositor de teatro João Paulo Soares. Em conjunto, a dupla foi responsável pela escrita da letra e da música, explica a EGEAC.
Foto de capa: ©EGEAC, José Frade
Conheça a letra da Grande Marcha 2024