Câmara de Lisboa expõe projetos de renovação do edificado municipal

Abriu, sexta-feira, dia 5 de abril, ao público, a exposição ‘Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia’. Esta apresenta 12 concursos de conceção inovadores na cidade e está inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e ficará patente na Sala do Risco durante todo o mês de abril, sendo que depois irá percorrer outros locais da cidade.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Lisboa Ocidental SRU inauguraram, sexta-feira, dia 5 de abril, a exposição ‘Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia’, na Sala do Risco, na Rua do Arsenal. Esta iniciativa reúne 12 trabalhos apresentados no âmbito da iniciativa Nova Bauhaus Europeia, que apela a uma onda de renovação no edificado. Estes projeto foram lançados pela CML e pela Lisboa Ocidental SRU entre 2022 e 2023. Os trabalhos foram apresentados no âmbito de concursos públicos de conceção para projetos de habitação, equipamentos e espaço público, com o apoio da Ordem dos Arquitetos.

A Nova Bauhaus Europeia pretende criar pontes entre diferentes disciplinas e abrir-se à participação alargada. Igualmente, pretende ainda facilitar e orientar a transformação das sociedades em três valores. Ou seja, a sustentabilidade, a estética e a inclusão. Nesta exposição, os visitantes poderão conhecer o resultado do desafio lançado aos projetistas. Igualmente, podem ficar a conhecer 12 concursos. Destes, seis são de Habitação (renda acessível municipal e cooperativas); cinco de Equipamentos (escolas, pavilhão desportivo, HUB do Mar); e ainda um relacionado com o Espaço Público (Praça Martim Moniz).

177 propostas expostas

No total, estes 12 concursos exibem 177 propostas apresentadas, com destaque para as três primeiras classificadas de cada um. Os trabalhos espelham o esforço de imaginação realizado pelos concorrentes. Isto revela uma onda de renovação do edificado e da cidade no cumprimento do Pacto Ecológico Europeu, num movimento onde cultura e ciência são indissociáveis e onde tecnologia e arte estão ao serviço das pessoas. Durante a avaliação das propostas, dá-se ainda prioridade à inovação e sustentabilidade. Contudo, também se avaliou as novas formas de ver e concretizar a cidade, sendo que o mérito da criação prevalece sobre qualquer outro critério.

Na inauguração desta exposição, estiveram presentes o presidente da CML, Carlos Moedas, e a vereadora da Habitação e Obras Municipais, Filipa Roseta. Também estiveram o presidente do Conselho de Administração da Lisboa Ocidental SRU, Gonçalo Santos Costa, e o presidente da Ordem dos Arquitetos, Avelino Oliveira.

Quer comentar a notícia que leu?