Centro Cultural Palácio do Egipto recebe exposição sobre a Censura

A propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) vai inaugurar, na próxima sexta-feira, 12 de abril, a exposição ‘Censura a Defesa do Respeitinho’, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras.

É inaugurada na próxima sexta-feira, 12 de abril, às 18h00, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, a exposição ‘Censura a Defesa do “Respeitinho”’. Esta iniciativa está inserida nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Isaltino Morais. A mostra conta com o apoio da autarquia e do Arquivo Ephemera. Esta revela, através de documentos originais, a face oculta da Censura, convidando os visitantes ao debate sobre a defesa dos valores da Liberdade e da Democracia.

Esta exposição tem entrada livre e estará patente até ao dia 28 de dezembro. Funcionará de terça a sábado, das 11h às 17h, encerrando aos domingos, segundas e feriados. Nesta mostra, o público poderá conhecer o que foi a Censura ou Exame Prévio. Esta, a par da polícia política, foi um dos instrumentos essenciais do Estado Novo para reprimir a expressão e divulgação de opiniões políticas contrárias ao Regime. De igual modo, também pretendia esconder ou atenuar as realidades mais “incómodas”, no plano social e dos costumes.

Quer comentar a notícia que leu?