Mercado de Oeiras recebe Mercadito Solidário neste fim-de-semana 

A Câmara Municipal de Oeiras, juntamente com a HelpFull, vai organizar, no próximo fim-de-semana, dias 13 e 14 de abril, um Mercadito Solidário no Mercado de Oeiras. Esta iniciativa tem entrada livre e terá workshops, debates, sessões de Zumba, entre outras iniciativas.

O Mercado de Oeiras recebe, no próximo fim-de-semana, dias 13 e 14 de abril, o Mercadito Solidário, promovido pela Câmara de Oeiras e pela Helpfull. O evento conta ainda com o apoio da TSF, da Rádio Marginal, da Ethical, do Holmes Place, da Academia Os Músicos, entre outros. Esta iniciativa pretende apoiar diversas organizações sociais, que estarão presentes no evento a comercializar os seus artigos e merchandising, bem como outras marcas que podem ter os seus produtos à venda e cujo custo de participação reverte na íntegra para as instituições sociais presentes.

A helpFull é uma comunidade online feita de pessoas que querem poder ajudar (“helpfull”) e que estão cheias de ajuda para dar (“full of help”). É uma comunidade online circular, que junta diversas instituições solidárias, que partilham as suas necessidades, permitindo que quem tenha, possa doar, e que quem precisa, possa receber, de uma forma simples. Ou seja, se alguém precisa, alguém doa, alguém ajuda a doar.

Aproximar a comunidade

Segundo Katia Dhanis, fundadora da Helpfull, “achámos que fazia sentido criar um evento deste género para dar visibilidade a algumas organizações sociais cuja missão é relevante e fidedigna, bem como aproximar a comunidade destas organizações, facilitando a chegada até estas de bens e géneros. Toda a sociedade pode contribuir e todos podem fazer parte desta comunidade helpFull”.

Para Susana Duarte, vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, “são este tipo de eventos que fazem com que valha a pena apoiar e promover, sendo que os eventos de cariz social como este tem ainda um valor acrescido. Com este evento estamos a dinamizar o mercado e o comércio local e ao mesmo tempo a ajudar o próximo”. Em ambos os dias, o programa inicia-se com um treino para mulheres grávidas e pós-parto, às 10h00, sendo que, pelas 11h00, terá início uma aula de Ginástica para Crianças. O dia continua com uma aula de Zumba, Pilates, debates sobre o envelhecimento e o voluntariado, workshops, entre outros.

Quer comentar a notícia que leu?