Terreiro do Paço recebe espetáculo comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a celebrar os 50 anos do 25 de Abril com uma programação diversificada. Um dos destaques é a realização do espetáculo ‘Uma Ideia de Futuro’, na noite do dia 24 de abril, no Terreiro do Paço.

, e que tem como objetivo assinalar os 50 anos da revolução. Esta celebração começa às 22h00 nas fachadas desta praça da cidade. O local irá ainda receber um videomapping, realizado a partir de fotografias de Alfredo Cunha e com música de Rodrigo Leão. Esta iniciativa conta com a da Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de abril.

Para além das fotografias, haverá ainda interpretação de canções de abril por 180 músicos. Alguns dos artistas cantados são, por exemplo, José Afonso, José Mário Branco, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Fernando Lopes-Graça e Carlos Paredes. Neste concerto, estarão organizações como a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, o Coro de Santo Amaro de Oeiras e o Coro da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa. A eles, juntam-se os solistas Marina Pacheco (soprano) e Mário João Alves (tenor), bem como os músicos Gaspar Varela (guitarra portuguesa). De igual modo, também estarão presentes Pedro Mourato (guitarras), Francisco Santos (baixo elétrico) e Sertório Calado (bateria).

Concerto termina com espetáculo de fogo de artificio

O espetáculo ‘Uma Ideia de Futuro’ conta com a conceção e direção artística de Luís Varatojo. Igualmente, terá uma narração de histórias, onde seis jovens atores vão falar do Portugal de hoje e do caminho percorrido, acompanhada de uma projeção de imagens que ilustram histórias e canções. No mesmo concerto, será ainda apresentado um tema inédito, ‘Abril é Sempre Primavera’. Esta música conta com a letra de José Luís Peixoto e música de Luís Varatojo e Filipe Raposo, tendo ainda a participação de várias vozes conhecidas do Fado e da música portuguesa.

Este evento é promovido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e produzido pela EGEAC. Durante o mesmo, haverá ainda a distribuição de cravos (sob forma de pins). Estes foram feitos artesanalmente por reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires, que reutilizaram os materiais dos pendões das Festas de Lisboa 2023. Por fim, à meia-noite, haverá um espetáculo de fogo de artifício e uma surpresa final, sobre o rio Tejo.

Quer comentar a notícia que leu?