Câmara de Oeiras assinala 25 de Abril com várias iniciativas

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril com centenas de atividades, integradas numa programação que vai decorrer até 2026. Na próxima quinta-feira, dia 25 de Abril, a autarquia tem preparadas um conjunto de ações que pretendem assinalar este dia importante para a democracia portuguesa.

Na próxima quinta-feira, 25 de abril, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) vai realizar um conjunto de atividades que pretendem celebrar esta efeméride. Estas ações inserem-se numa programação pensada até 2026. Às 23H15 do dia 24 de abril, na Igreja Matriz de Oeiras, no Largo 5 de Outubro, haverá uma atuação especial do Coro Comunitário a Capela e o Povo. O coletivo irá interpretar canções emblemáticas da revolução, tais como “Queda do Império”, “Vejam bem”, “Cantigas do Maio”, “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, “Acordai” e “Grândola, Vila Morena”.

À meia-noite, haverá espetáculos de fogo de artifício por todo o concelho. Os locais que vão receber esta iniciativa são o Reservatório de Água do Alto de Santa Catarina (Linda-a-Velha), a escultura “Lenda de Linda a Pastora” (Queijas) e o Parque dos Poetas (junto à pirâmide). Igualmente, também haverá fogo de artificio no Reservatório de Água de Barcarena, Parque Urbano de Vila Fria e Mercado Municipal de Oeiras. No feriado, 25 de Abril, estão marcadas as tradicionais cerimónias do município, presididas pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e pela Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Elisabete Oliveira.

Homenagem a ex-autarcas

Estas cerimónias começam às 09h00, com o hastear de bandeiras, nos Paços do Concelho, sendo que, às 10h00, realizar-se-á a Sessão Solene no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. É neste local que habitualmente se realiza a Assembleia Municipal. Esta sessão, para além das habituais intervenções, contará com uma homenagem a ex-autarcas do concelho. Pelas 17h00, será inaugurado o painel “Passeio da Democracia”, no Passeio Marítimo de Oeiras.

Esta é uma obra que inclui momentos históricos passados entre 25 de abril de 1974 e o 25 de novembro de 1976, interpretados e apresentados pelo olhar de diversos artistas. Por fim, às 21h30, o artista Pedro Abrunhosa dará um concerto no Jardim Municipal de Oeiras, encerrando a programação prevista para o Dia da Liberdade.

Quer comentar a notícia que leu?