‘Caminhos de Abril’ levou a História às Ruas de Loures

A fim de assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a Junta de Freguesia de Loures (JFL) promoveu, na noite deste sábado, 20 de abril, o espetáculo comemorativo ‘Caminhos de Abril’, que levou, ao centro da vila de Loures, uma evocação histórica de como se vivia antes da revolução.

‘Caminhos de Abril’ é nome da iniciativa que a Junta de Freguesia de Loures (JFL) promoveu, na noite deste sábado, 20 de abril, no centro da vila de Loures, a fim de assinalar os 50 anos do 25 de abril. Esta iniciativa contou com a participação de associações e coletividades da freguesia, e está inserida na programação da JFL de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. “É um programa vasto e que se baseou nos princípios da proximidade, participação e parceria com os agentes locais”, referiu o presidente da Junta de Loures, António Pombinho, ao Olhar Loures, durante esta iniciativa, que teve início no Largo 4 de Outubro.

Esta evocação histórica teve origem numa sugestão de uma jovem da Escola Secundária José Afonso, no âmbito do projeto ‘A Junta Vem à Escola’, disse ainda António Pombinho. “No ano passado, poucas semanas depois do 25 de Abril, nós fomos às escolas da freguesia e eu desafiei os alunos, perguntando-lhes se eles fossem Presidentes de Junta, o que é que faziam. Daí, uma jovem aluna disse que, para ela, era muito importante ter uma noção de como é que era a vida antes da revolução”, prosseguiu o autarca, salientando ainda a importância desta e de outras iniciativas semelhantes para os jovens terem noção de como se vivia em ditadura. “A Liberdade era uma coisa que não existia, as eleições eram uma coisa onde as mulheres não votavam e 25% da população era analfabeta”.

Mostrar como era a vida no tempo da ditadura

Por isso, revelou ainda, a sugestão daquela jovem foi aceite de imediato pela JFL, porque era “uma ideia muito importante”. Para a realização destes ‘Caminhos de Abril’, que juntou várias centenas de pessoas a assistir, a Junta de Loures desafiou “as associações locais” a participarem na iniciativa. No total, marcaram presença nesta evocação histórica 14 entidades e associações da freguesia, que, em conjunto, levaram teatro, música e dança ao Largo 4 de Outubro, Pavilhão Paz e Amizade, Rua da República e Paços do Concelho.

Esta ação contou com 10 recriações históricas, que representaram alguns aspetos da vida em ditadura. Algumas delas, por exemplo, eram a divisão entre rapazes e raparigas nas escolas, o analfabetismo, a proibição de se usarem isqueiros sem licença, ou até aspetos mais locais, tais como a revolução de um conjunto de mulheres, em 1944, que foram até ao presidente da Câmara Municipal de Loures, Dário Canas, a pedirem pão, num protesto contra o racionamento e o envio de alimentos para a Alemanha.

Evocação histórica terminou com interpretação de músicas de Abril junto aos Paços do Concelho

Esta iniciativa terminou com uma atuação em frente aos Paços do Concelho, onde foram interpretadas algumas canções de Abril, tais como ‘Grândola, Vila Morena’, de Zeca Afonso, ou ‘Depois do Adeus’, de Paulo de Carvalho, entre outras. As entidades e grupos que marcaram presença nesta evocação histórica foram a Sociedade Filarmónica União Pinheirense, o Teatr’UP, o Teatr’UP Teens, o Teatr’UP Kids, o Chorus’UP, o Grupo de Hip Hop da SFUP, o Set’Encanto, o Teatro Independente de Loures, a Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, a Banda da Academia Sons e Harmonia, e ainda as Escolas IP Trans, Secundária Dr. António Carvalho Figueredo e José Afonso.

‘Caminhos de Abril’ contou também com o apoio da Associação 25 de Abril, que disponibilizou uma viatura Chaimite para uma das recriações históricas, nomeadamente a conquista da liberdade. Para António Pombinho, “é muito importante participar nas comemorações do 25 de Abril, e este ano é ainda mais importante, porque são 50 anos, mas também porque estamos a viver tempos muito exigentes e é necessário que a democracia se una cada vez mais”. Na sua opinião, a realização deste tipo de iniciativas serve para juntar a comunidade “em torno de uma causa”, que é a defesa dos valores de Abril. Para além de António Pombinho, esteve também presente a vice-presidente da Câmara de Loures, Sónia Paixão, que referiu, ao Olhar Loures, que a autarquia apoia todas as iniciativas promovidas pelas juntas de freguesia, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril.

Iniciativa integrada na programação municipal

“Esta iniciativa da Junta de Loures integra a programação municipal e, por isso, é com agrado que estamos cá e que temos as coletividades a fazerem parte deste momento. É um momento histórico que vamos, com certeza, acompanhar com grande entusiasmo”, acrescentou a autarca, lembrando que a Câmara de Loures têm um vasto programa de celebração do cinquentenário do 25 de Abril, e que decorre desde abril de 2024 até abril de 2025. Ainda de acordo com Sónia Paixão, esta programação destina-se a toda a população do concelho de Loures, e convida todos a estarem presentes nestas iniciativas.


“Que celebremos Abril todos os dias, que as conquistas de Abril estejam presentes no nosso dia-a-dia, num dia-a-dia em que muitas das vezes se quer transmitir outras coisas que não são os valores de Abril, ou seja, o valor da liberdade e da igualdade. Incentivamos todos a que saiam à rua, que façam parte, para que haja um grande momento de intergeracionalidade, que é uma das nossas tónicas desta programação”, concluíu.

N.R: artigo atualizado dia 22/4/24 às 18h10

Quer comentar a notícia que leu?