Amadora assinala 50 anos do 25 de Abril com diversas atividades

A Câmara Municipal da Amadora vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril com diversas atividades para toda a população. Para a próxima quinta-feira, 25 de abril, está marcada a inauguração de um mural de azulejo, realizado pelo artista Vhils, que pretende evocar e homenagear o trabalho do fotógrafo Alfredo Cunha.

A propósito dos 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Amadora (CMA) está a promover uma programação diversificada, de onde se destaca a inauguração de um painel pintado pelo artista Vhils, nos Paços do Concelho, e que pretende prestar homenagem ao fotógrafo Alfredo Cunha. Este trabalho chama-se “Honrar quem trabalha” e será inaugurado às 09h30 da próxima quinta-feira, dia 25 de abril, feriado nacional.

Através deste projeto, o artista Vhils, de seu nome verdadeiro Alexandre Farto, pretende homenagear o trabalho de Alfredo Cunha que, através da sua lente, cobriu a Revolução dos Cravos, preservando assim momentos efémeros, eternizando a essência de uma nação em transformação.

Mais de quatro mil azulejos

Este painel é composto por mais de quatro mil azulejos, dispostos numa área de 88 m2, através de uma técnica em azulejo vidrado desenvolvida pelo artista. O trabalho recria ainda uma imagem captada por Alfredo Cunha, durante uma manifestação em agosto de 1975, na qual foi devolvida ao povo a possibilidade de lutar por melhores condições, sendo que o protagonista principal é um trabalhador da Sorefame, empresa localizada na Amadora. Esta interpretação surgiu a partir de um desafio lançado pelo fotógrafo, e traz a fotografia de Alfredo Cunha do passado para o presente, transformando-se assim numa paisagem urbana da primeira ‘Cidade que Nasceu de abril’.

Igualmente, este projeto pretende ainda ser um espaço de reflexão e apreciação, e sublinha a importância de preservar e reinterpretar as narrativas visuais que moldaram a identidade portuguesa. Outra iniciativa de destaque deste programa, é ainda a exposição ’25 de abril de 1974, Quinta-feira’ de Alfredo Cunha, que se encontra patente na Galeria Municipal Artur Bual até ao dia 23 de junho, bem como a realização da 35ª edição do prémio José Afonso, a 26 de abril. Ainda na próxima quinta-feira, realizar-se-á, na Praça São Silvestre, junto à estação de Metro da Amadora Este, o projeto ‘Dos Muros Para a Rua’, que evoca e homenageia a vida e obra de José Afonso.

Mais iniciativas de celebração

Este evento é promovido pela Junta de Freguesia da Falagueira/Venda Nova e terá início pelas 16h00, com um desfile pelas ruas da freguesia, a cargo do grupo TorresBOMBOS. De seguida, está marcado uma atuação de cante alentejano, por parte do Grupo Coral Alentejano Unidos do Lavradio. Esta iniciativa irá terminar com um concerto de homenagem a Zeca Afonso, com a banda Vila Morena, às 18h00, na Praça São Silvestre. Contudo, para além da homenagem a Zeca Afonso, autor de temas de intervenção política, como ‘Grândola, Vila Morena’ ou ‘Venham Mais Cinco’, este projeto inclui ainda homenagens a Amália Rodrigues, em julho, a Carlos Paredes e a Fernando Pessoa, em outubro e novembro, respetivamente.

Por fim, a programação de comemoração do cinquentenário do 25 de Abril promovida pela Câmara da Amadora inclui ainda a realização da 12º Amadora Jazz 2024, entre os dias 9 a 12 de maio; e ainda os espetáculos ‘Caras de Espelho em Concerto’ e ‘Carlão’, a 14 de setembro. No dia seguinte, 15 de setembro, destaque também para ‘Os Portugueses’ de Rodrigo Leão. Já em outubro, destaque ainda para a realização da edição 2024 da Amadora BD, que decorre de 17 a 27 de outubro, e que este ano é dedicada aos personagens e autores cujos ideais e temáticas se cruzam com os da Revolução dos Cravos.


Quer comentar a notícia que leu?