A empresa tecnológica Atlas Edge vai investir 500 milhões de euros num centro de dados em Carnaxide, cuja primeira pedra foi inaugurada na última terça-feira, 23 de abril. Na cerimónia, esteve presente o vice-presidente da autarquia de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves.
Foi lançada, esta terça-feira, 23 de abril, a primeira pedra do futuro ‘Lisbon Data Center’, que ficará em Carnaxide. Este espaço será um centro de dados gerido pela empresa europeia Atlas Edge e representa um investimento de cerca de 500 milhões de euros. Esta cerimónia contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, que destacou o facto das grandes empresas tecnológicas se instalarem em Oeiras. Igualmente, o autarca sublinhou ainda que o concelho é um dos locais mais privilegiados para a captação e instalação de grandes investimentos ligados à inovação e tecnologia.
“Além da indiscutível importância da existência destes centros de dados para o desenvolvimento da atividade económica dos ecossistemas ligados às tecnologias de informação, este equipamento irá permitir mais e melhores empregos, qualificados e não qualificados, potenciando, assim, a estabilidade social da comunidade local”, afirmou ainda. Por fim, a Atlas Edge é uma consultora tecnológica pan-europeia e detém cerca de 100 “data centers” em toda a Europa.
Foto capa: Câmara Municipal de Oeiras