Lisboa reconhece Paula Moura Pinheiro com Medalha Municipal de Mérito Cultural

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), através do seu presidente, Carlos Moedas, entregou a Paula Moura Pinheiro a Medalha Municipal de Mérito Cultural. Desta forma, reconhece o seu trabalho na promoção do conhecimento e divulgação da Cultura, das Artes, das Letras e do Património Cultural.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, entregou, na última sexta-feira, 5 de abril, a Medalha Municipal de Mérito Cultural a Paula Moura Pinheiro, graças ao seu trabalho na promoção e divulgação da Cultura, das Artes, das Letras e do Património Cultural. Paula Moura Pinheiro é apresentadora e jornalista. Desde 2014, é responsável pelo programa “Visita Guiada” que, semanalmente, contribui para a divulgação da História, História da Arte, da Cultura e do Património Cultural portugueses, nomeadamente da cidade de Lisboa.

Antes disso, dirigiu e apresentou o programa “Câmara Clara”, distinguido com o prémio APOM (Associação Portuguesa de Museologia). Através dele, divulgou e deu a conhecer as artes nas suas diversas expressões. Igualmente, é ainda autora de diversos livros e desenvolveu grande parte do seu trabalho na área da promoção da leitura. “Em cada figura que homenageamos nesta casa, homenageamos a sua vida e o seu percurso, e essa sua vida encerra sempre algo que ultrapassa a mera individualidade. Que ultrapassa sempre a pessoa. Na Paula Moura Pinheiro homenageamos também o que ela representa para todos nós”, afirmou o autarca.

Exemplo para a cultura e para o jornalismo

“Falar de Paula Moura Pinheiro é falar do melhor que o jornalismo tem”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. “Paula Moura Pinheiro mostra exatamente a grandeza e o alcance do melhor jornalismo. Mostra-o de três formas, tão bem impressas no seu estilo, que todos conhecemos. Em três formas de fazer jornalismo, que Paula Moura Pinheiro personifica: um jornalismo que se alia à Cultura, feito para as pessoas e que ensina. Lisboa hoje agradece-lhe por este seu exemplo e pelo seu percurso”, acrescentou o autarca.

Já a homenageada, frisou que “nos dez anos do Visita Guiada, agradeço nesta data também em particular a Carlos Moedas, por ter decidido celebrar o cuidado que pomos nas histórias que contamos. Agradeço à Câmara Municipal da minha cidade, Lisboa, uma cidade tão antiga, tão fascinante e tão bonita que tenho sempre de resistir à tentação de me deixar ficar por aqui, agarrar para sempre as suas histórias e as aventuras e desventuras das gentes que fizeram dela o que é”.

Atribuíção da medalha aprovada por unanimidade 

Paula Moura Pinheiro confessou-se ainda “particularmente feliz” com a distinção recebida, o que demonstra a valorização do seu trabalho e da sua equipa. A Medalha Municipal de Mérito da Cidade de Lisboa pretende distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos advenham assinaláveis benefícios para a cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância.

A atribuição desta distinção a Paula Moura Pinheiro foi aprovada por unanimidade em reunião da CML, no passado mês de dezembro. A proposta foi apresentada pelo presidente Carlos Moedas e pelo vereador da Cultura, Diogo Moura.

Foto de capa: @CMLisboa

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?